sexta-feira, 1 de setembro de 2023

Pernambuco se destaca na formação de pilotos


A Região Metropolitana do Recife, mais precisamente em Igarassu, conta com uma Escola de Formação de Pilotos Aéreos, a principal do Norte/Nordeste (desde 1940), que funciona dentro do Aeroclube de Pernambuco. Em média, por ano, são formados 100 pilotos, tanto para a malha privada quanto comercial.

Essa Escola em nosso Estado é de suma importância, visto que se trata da formação de profissionais para uma carreira promissora, cuja média salarial pode ficar entre 15 e 20 mil reais/mês. Esse espaço está próximo ao público pernambucano, mas muitos, ainda, infelizmente, o desconhecem, seguindo para cursos e formações no Sudeste. Atualmente, há quem faça, inclusive, o caminho contrário, vindo para Pernambuco formar-se piloto, por ter um custo inferior ao praticado em São Paulo, por exemplo.

Pernambuco recebe interessados do Norte, Nordeste e de outros estados. Nessa formação, há aulas teóricas (via EAD) e práticas, e o tempo de duração vai variar de acordo com o curso escolhido.

Segundo Alfredo Bandeira (foto), Presidente do Aeroclube, atualmente, percebe-se uma demanda crescente de alunos, ao mesmo tempo em que estão faltando pilotos nos mercados nacional e internacional. Para incentivar essa adesão, o Aeroclube de PE vem atuando junto a escolas estaduais para fornecer bolsas de estudo, através de um processo de seleção, projeto que está sendo trabalhado junto ao Governo de PE, bem como vem firmando convênios com escolas privadas para divulgar a aviação e prospectar alunos. 

Seguindo essa linha de fomentar a aviação, de 20 a 22 de outubro, o Aeroclube vai promover um grande evento, cuja entrada será 1 kg de alimento não perecível, com uma programação que inclui palestras, shows aéreos, exposição de aeronaves, paraquedismo e presença de montadoras de carros com seus últimos modelos. A expectativa são cerca de 10 mil pessoas de público.