Evento que já imprimiu sua marca em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Salvador desembarca na capital pernambucana nos próximos dias 23 e 24, no Parque Santana, com muita música, arte e gastronomia
Promover encontros através da música contagiante, da boa gastronomia e do melhor da arte é algo que o Recife carrega em seu DNA. Terra conhecida pelo seu vanguardismo e pela sua efervescência cultural, a capital pernambucana divide esse amor pelo acesso democrático às expressões culturais e pela diversão em família com o FAM Festival. O evento, idealizado em 2012 por Ricardo Delgado e sua agência Scheeeins!, chega à cidade pela primeira vez nos próximos dias 23 e 24 de setembro, no Parque Santana, com entrada gratuita.
Apresentado pelo Ministério da Cultura e pela Electrolux, patrocinadora por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com o apoio da Secretaria de Turismo e Lazer do Recife, o FAM Festival vem ao Recife com uma expertise de cinco edições em São Paulo, uma no Rio de Janeiro e uma em Salvador. Com entrada gratuita e programação para toda a família, o festival tem três grandes pilares que carrega em seu nome: Food (gastronomia), Art (arte) e Music (música).
AGENDA ECLÉTICA - Ao longo do próximo fim de semana, diversas bandas já conhecidas e aclamadas pelo público pernambucano vão se apresentar no palco do FAM, assim como chefs renomados da cidade, produtores locais e artistas das mais diversas áreas, sem esquecer de conceitos como inclusão e sustentabilidade permeando toda a programação.
Academia da Berlinda, Maestro Spok, Flaira Ferro, os chefs Cesar Santos e Biba Fernandes são alguns dos nomes confirmados no evento, assim como a parceria com a Feira na Laje, além de performances e live painting durante o evento. Olhar para a produção local conectando-a com as mais diversas culturas é um dos diferenciais do festival que vem imprimindo sua marca pelo Brasil.
“Recife tem uma cena cultural e gastronômica muito rica e que sempre nos chamou atenção. São três dos pilares do festival, por isso a cidade sempre foi um desejo nosso e é uma alegria poder chegar por aqui. Vamos trabalhar com artistas e parceiros da gastronomia locais também, esperando juntar amigos e familiares durante todo o fim de semana”, ressalta o produtor e idealizador e diretor geral Ricardo Delgado.
O festival tem conceito inspirado nos icônicos festivais de verão da Europa, cujo propósito é permitir com que as pessoas curtam os espaços verdes da cidade entre amigos e em família. “Nosso convite é para que as pessoas venham com seus pais, filhos, primos, amigos. Que fiquem confortáveis, façam piqueniques, curtam o sábado e o domingo num espaço verde com muita música, arte e gastronomia", celebra Delgado.
MÚSICA - O FAM Festival estreia no Recife abraçando toda a pluralidade da música local com a curadoria de Luiza Morandini, da Jazz Tempo. Do frevo dançante de Maestro Spok ao chamego cadenciado de Forró na Caixa, passando pela performance enérgica da artista Flaira Ferro, a programação de shows do evento promete! Sempre iniciando às 12h, alternando DJS com bandas, e encerrando às 22h.
No sábado quem sobe ao palco do FAM é DJ Sarah Falcão, Laís de Assis Trio, Karol Maciel, Forró na Caixa e Maestro Spok. Já no domingo será a vez de DJ Numa, Ivison Trio convidando Laíz de Oyá, Coco Raízes de Arcoverde, Flaira Ferro e Academia da Berlinda. Prezando pela acessibilidade em sua programação, o evento conta com intérpretes de Libras durante os shows.
"Fazer a curadoria desta edição do FAM Festival em Pernambuco é um privilégio. É inspirador mergulhar neste universo tão vasto e plural, e costurar a programação para contar uma história que conversa com o que temos feito em outras edições, onde recebemos grandes artistas de São Paulo, Bahia e Rio de Janeiro. Aqui não será diferente, vamos ter música instrumental de primeiríssima, diferentes ritmos regionais, diversidade, autoralidade, mestres e novos artistas; todos juntos celebrando a música brasileira, e o palco e os espaços públicos como lugares democráticos de fazer e fruir arte”, afirma Luiza Morandini, responsável pela direção artística.
GASTRONOMIA - Terra que tem na gastronomia uma das suas principais forças, Recife entrega tudo na primeira edição do FAM Festival na capital pernambucana. Dentre os chefs e restaurantes já confirmados, estão: Cesar Santos (Oficina do Sabor - pratos regionais), Biba Fernandes (Chiwake - comida peruana), Chef Salvadori (gastronomia italiana e mediterrânea), Bruno BBQ (carnes), Marcela Soares (Doces) , Beethoven Picui (Comida Regional PE). A curadoria é do pernambucano Marcos André, do perfil @essediafoifood.
ARTE, SUSTENTABILIDADE E INCLUSÃO - A diversidade artística se faz presente por toda a programação do FAM Festival. Apresentação de malabares e performances irão acontecer ao longo dos dois dias, integrando o público às atividades do evento. A responsabilidade ambiental é uma das prioridades do festival e esse compromisso está presente na Instalação “2050”, do Coletivo Maravilixo, desenvolvida exclusivamente para o FAM Recife. A intervenção é um convite à reflexão em torno do tema do descarte incorreto do plástico nos oceanos e o quanto essa realidade é alarmante e precisa de uma tomada de consciência coletiva.
Para garantir que todos os resíduos recicláveis gerados no evento sejam descartados da forma mais adequada foi firmada uma parceria com o Coocencipe, cooperativa de reciclagem pernambucana que trabalha com coleta, triagem e separação.
A estrutura também vai contar com purificadores de água no lounge da Electrolux, disponíveis para todo o público com o objetivo de reduzir o consumo de garrafas plásticas no evento. Para isso, a organização do FAM irá disponibilizar copos reutilizáveis que serão trocados por uma doação para a Cooperativa Ecovida Palha de Arroz.
A Cooperativa Ecovida Palha de Arroz é um grupo fundado no Recife em 2016 e formado exclusivamente por mulheres. Trabalhando com resíduos plásticos, elas transformam o que comumente é chamado de lixo em objetos utilitários e decorativos como cachepôs, lixeiras, organizadores, entre outros itens.
As apresentações musicais do FAM Festival também terão intérpretes de Libras no palco e as operações gastronômicas vão contar com cardápios em braille. A mobilidade urbana também foi pensada, para isso, serão instalados bicicletários no parque.
SOBRE A ELECTROLUX - A Electrolux é uma empresa global líder de eletrodomésticos que transforma a vida para o melhor há mais de 100 anos. A empresa reinventa as experiências de sabor, cuidado e bem-estar para milhões de pessoas, sempre se empenhando para estar à frente da sustentabilidade na sociedade por meio de suas soluções e operações. Através das suas marcas, que incluem a Electrolux, AEG, Anova, Frigidaire, Westinghouse e Zanussi, são vendidos mais de 60 milhões de produtos para cozinhas domésticas e profissionais, em mais de 120 mercados, todos os anos.
A Electrolux se preocupa, além das questões ambientais, com o impacto social positivo.
A ajuda a coletivos e instituições locais que o Festival promoverá serão de extrema importância. “Para a Electrolux a sustentabilidade é um pilar fundamental e estamos muito felizes em patrocinar um festival que leva esse assunto a sério. Buscamos facilitar hábitos mais sustentáveis aos nossos consumidores, com produtos eficientes e inovadores. A comunicação em nossas campanhas e a parceria com eventos como o FAM Festival, que já oferecem esta atitude, vem de encontro com esta proposta”, comenta João Zeni, Diretor de Sustentabilidade | ESG (América Latina), na Electrolux.
No Brasil, a Electrolux está presente em 38 milhões de lares, incluindo a marca Continental, adquirida em 2017 para alavancar as operações do Grupo no País e apoiar o crescimento sustentável da companhia. Por meio da Continental, já conhecida e respeitada por milhões de famílias brasileiras, a estratégia é proporcionar aos consumidores uma vida descomplicada para que possam se dedicar às atividades com quem realmente importa.
Para mais informações, acesse: https://www.electroluxgroup.com/