sexta-feira, 29 de setembro de 2023

Navio-Veleiro (NVe) "Cisne Branco" realiza visitação pública gratuita no dia 1° de outubro no Recife


O Navio-Veleiro (NVe) "Cisne Branco", da Marinha do Brasil, estará atracado no Porto do Recife, no próximo domingo, dia 1 de outubro, e aberto à visitação pública gratuita no período de 10h às 16h. A visitação faz parte de uma série de atividades promovidas pela Força. A visitação acontecerá por ordem de chegada. O fechamento dos portões está previsto para às 16h.

Conhecido como “Embaixada Brasileira no Mar”, o Nve “Cisne Branco” (U20) exerce funções diplomáticas e de Relações Públicas, tendo como missão representar o Brasil e a Marinha em grandes eventos náuticos nacionais e internacionais, fomentar a mentalidade marítima em nossa sociedade, apresentar a cultura e as tradições navais, bem como contribuir para a formação marinheira do pessoal da MB. O Navio também atua no complemento à formação marinheira do pessoal da Marinha a partir do embarque de Aspirantes da Escola Naval, de alunos do Colégio Naval, das Escolas de Aprendizes Marinheiros e das Escolas de Formação de Oficiais da Marinha Mercante. Outra função do navio é divulgar a importância do mar para o desenvolvimento nacional e o conceito de Amazônia Azul.

 O Navio-Veleiro "Cisne Branco" é o terceiro Navio a ostentar esse nome na Marinha do Brasil. Foi construído pelo estaleiro Damen Oranjewerf, em Amsterdã, Holanda, sendo entregue em 4 de fevereiro de 2000. Por ocasião da largada da Regata Internacional Comemorativa aos 500 Anos do Descobrimento do Brasil, percorreu a “Rota do Descobrimento”, de Portugal ao Brasil. Foi submetido à Mostra de Armamento e incorporado à Armada em 9 de março de 2000. 

Outros dados sobre o Navio: 

Comprimento: 76,0 m 
Altura: 48 m 
Deslocamento: 1.038 ton 
Comandante: Capitão de Mar e Guerra Sérgio Tadeu Leão Rosário 
Tripulação: 59 (11 oficiais) 
Área Vélica (máxima): 2.195 m² 
Total de velas: 32 
Velocidade máxima à vela: 17,5 nós (32 km/h) 
Propulsão Auxiliar: 1 Motor Diesel 1001 hp 
Velocidade máxima a motor: 11 nós (20 km/h)

Capitania dos Portos de Pernambuco