quinta-feira, 28 de setembro de 2023

HMA contabiliza mais de 100 cirurgias do Programa Cuida PE


 O Hospital Metropolitano Miguel Arraes (HMA/FGH) alcançou a marca de 102 cirurgias de vasectomia dentro do mutirão do Programa Cuida PE, de redução de filas de cirurgias eletivas em Pernambuco. O número corresponde ao período de 11 de agosto a 25 de setembro deste ano, quando a unidade passou a realizar o procedimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) através do seu serviço de Urologia.

 Nesse mesmo intervalo de tempo, 169 consultas foram realizadas no Ambulatório do HMA. Os pacientes são encaminhados pela Gerência de Regulação Ambulatorial (GRAMB) da SES/PE e atendidos pelas equipes de Urologia, Serviço Social e Enfermagem do HMA. Não são permitidas marcações, consultas e cirurgias com demandas espontâneas. 

 No ambulatório, os pacientes agendados são orientados sobre os métodos anticoncepcionais disponíveis, incluindo a vasectomia, fazem uma consulta pré-operatória e, os pacientes aptos, seguem para o agendamento do procedimento. Até agora, apenas um paciente desistiu de realizar a cirurgia, outros 39 faltaram e 20 aguardam data para o procedimento.

 De acordo com o cirurgião Eugênio Lustosa, coordenador do Serviço de Urologia do HMA, é gratificante poder colaborar com pessoas que há muito tempo aguardam por fazer a vasectomia como forma de planejar a família: “tivemos uma aceitação muito boa e uma satisfação muito grande por parte dos pacientes. A fila andou bastante e quem ainda não conseguiu realizar o procedimento, por alguma questão burocrática, não vai deixar de ser operado porque será encaminhado, posteriormente, para cirurgias dentro do próprio programa”, esclarece. A equipe do Programa Cuida PE no HMA tem capacidade de realizar cinco atendimentos diários no Ambulatório e cinco cirurgias por dia, de segunda a sexta-feira.

Com informações da jornalista Iana Gouveia