Entender que precisamos organizar e priorizar as nossas agendas e atividades, nos faz refletir que devemos alocar um determinado tempo para cada tarefa, pois somente assim é possível um controle eficiente. Quando atingimos esse objetivo, consequentemente aumentamos o nosso rendimento e evitamos uma sobrecarga que podemos vir a sentir e isso fica muito claro no universo dos estudantes em geral.
“Para organizar os estudos de forma efetiva é importante gerir bem seu tempo: um elemento não se dissocia do outro. E para uma boa gestão de tempo é importante compreender que há o tempo da responsabilidade, e o tempo do descanso. Muitas vezes nos dias corridos esquecemos de descansar efetivamente e acabamos preenchendo nossos dias de tarefas e a exaustão nos leva à procrastinação”, ressalta Anna Piron, psicóloga da Wyden.
Para organizar os estudos de forma efetiva é importante gerir bem seu tempo: um elemento não se dissocia do outro. E para uma boa gestão de tempo é importante compreender que há o tempo da responsabilidade, e o tempo do descanso. Muitas vezes nos dias corridos esquecemos de descansar efetivamente e acabamos preenchendo nossos dias de tarefas e a exaustão nos leva à procrastinação. Não se enganem, procrastinar não é descansar, pelo contrário... Procrastinar é um ciclo em que não se faz atividade, mas também não consegue verdadeiramente relaxar a mente e acalmar as emoções, pois a culpa e o sentimento de inutilidade se sobressaem.
Para a psicóloga uma das principais dicas para uma boa gestão de tempo é, dentro das rotinas diárias dos estudantes, manter um compromisso sério com uma boa alimentação, um boa noite de sono e períodos para exercer alguma atividade de descontração. “O relaxamento é também tempo produtivo e auxilia muito no processo de quem está estudando, seja para uma prova em específico, ou seja, dentro da rotina diária de estudos como escola, graduação, pós-graduação, etc”, finaliza Anna Piron.
*Principais dicas para uma boa gestão de tempo:*
- Analise sua rotina e atividades diárias
- Defina suas metas
- Estabeleça prazos
- Anote seus compromissos
- Defina prioridades
- Não procrastine (não deixe para depois o que pode ser feito logo)
- Inclua momentos de lazer e descanso
- Evite a sobrecarga