quinta-feira, 21 de setembro de 2023

Galeria Marco Zero leva a potência da arte de Roberto Burle Marx para a 36ª CASACOR Pernambuco 2023


Com um projeto arquitetônico de Diogo Viana e texto crítico assinado por Guilherme Moraes, a Galeria Marco Zero apresenta na nova edição da CASACOR Pernambuco a arte de Roberto Burle Marx. Intitulado “Viveiro de Infinitas Portas”, a mostra acontece de 22 de setembro a 5 de novembro de 2023, e é sediada, pelo segundo ano consecutivo, no Edifício Chanteclair, no Bairro do Recife. Além disso, trabalhos do acervo da Marco Zero também irão compor outros ambientes da mostra, nos projetos de Luiz Dubeux e João Vasconcelos, Luíza Nogueira, André Carício e Duda Jungmann. 
 
SALA BURLE MARX - O ambiente de entrada da CASACOR Pernambuco foi nomeado como Sala Burle Marx, concebida pelo arquiteto Diogo Viana. A grande recepção tem inspiração no paisagismo e na obra artística de Burle Marx, onde foram paginados em um jardim vertical e uma exposição reunindo doze pinturas assinadas pelo artista, cuja mãe era pernambucana. “A proposta da Sala é oferecer, ainda no primeiro olhar, uma rica experiência de imersão às artes visuais, com a assinatura de um dos mais importantes nomes da história da arte brasileira e é considerado a principal referência do paisagismo tropical moderno em todo o mundo”, explica Diogo.
 
A Galeria Marco Zero selecionou doze obras de seu acervo, entre elas algumas inéditas no Recife, para compor mostra e celebrar multiplicidade da obra deste grande artista que é Roberto Burle Marx. A exposição traz um olhar fundamental do multiartista. Segundo Guilherme Moraes, que assina o texto crítico, o foco da é reforçar que “para além de um grandíssimo paisagista, Marx é reconhecido também pela magnitude de sua produção pictórica enquanto artista plástico, pois é onde se consegue vislumbrar o funcionamento de sua mente que cria a partir de tantas portas e vias de acesso.”, conta o curador.
 
Os galeristas Eduardo Suassuna e Marcelle Farias celebram a participação da Marco Zero num evento como a relevância da CASACOR Pernambuco e que se destaca no cenário nacional justamente pela sua vocação na valorização da arte e da cultura. “Estamos sempre desbravando novos territórios e buscando inserir a arte cada vez mais no universo das pessoas, especialmente em Pernambuco. Mais que uma mostra consolidada, a CASACOR Pernambuco é um espaço de conexão o que inspirou a nossa participação.”, explica Marcelle Farias.
Para mais informações, acesse o site oficial da CASACOR Pernambuco. 

Serviço

Galeria Marco Zero leva olhar inédito de Burle Marx para a 36ª CASACOR Pernambuco 2023 
Quando: de 22 de setembro a 5 de novembro de 2023
Onde: Edifício Chanteclair – Av. Marquês de Olinda, 286 / Bairro do Recife
Horário: de terça a sexta-feira, das 15h às 22h. Sábados e feriados, das 12h às 22h. Domingo, das 12h às 21h.
Ingressos: R$80 (inteira) e R$40 (meia-entrada). Crianças até 12 anos não pagam. Obrigatória a apresentação de documento comprobatório.

Sobre a Galeria Marco Zero

Fundada por Eduardo Suassuna e Marcelle Farias, a Marco Zero foi concebida para ser um lugar de encontro para o qual confluem diferentes gerações e correntes artísticas. Da arte moderna à contemporânea, artistas consagrados alinham-se com talentos em ascensão, em um constante diálogo no qual o visitante é convidado não só a ser um espectador, mas também um participante do pensamento sobre arte e cultura. A partir da sensibilização do olhar, com exposições, cuidado no processo de pesquisa, atividades educativas, a galeria busca ser um ponto de fomento e convergência, colaborando na formação de novos colecionadores e públicos para as artes visuais.

Sobre a CASACOR

Em sua 36ª edição esse ano, a CASACOR é reconhecida como a maior e mais completa mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas. Anualmente, o evento reúne renomados arquitetos, designers de interiores e paisagistas em 21 praças nacionais e mais seis internacionais. Em Pernambuco, ela acontece pelo segundo ano consecutivo no Edifício Chanteclair, um dos mais importantes marcos arquitetônicos da cidade. Nesta edição, 27 escritórios participam da mostra, unindo jovens talentos a nomes consagrados da arquitetura e do design brasileiros, escolhidos pelo olhar multidisciplinar da curadoria – que sempre busca revelar variados estilos, olhares e vivências.