Acontece em Recife até o próximo dia 29 de setembro a mais nova edição do "Mãos na Massa", projeto do Instituto GPA. O programa oferece cursos básicos de panificação e confeitaria, em parceria com instituições sociais, para pessoas em situação de vulnerabilidade social que residam em comunidades alocadas no entorno das lojas das redes Extra Mercado e Pão de Açúcar. Esta é a primeira turma de 2023 no Nordeste e há previsão de mais outra turma com o Cores do Amanhã até o final do ano. No total, vinte mulheres serão capacitadas.
A iniciativa tem como objetivo ampliar as oportunidades de ingresso no mercado de trabalho e fomentar a geração de renda para os participantes e acontece em parceria com a organização social Cores do Amanhã, grupo pernambucano que busca promover a transformação social e inclusão através da arte, cultura e esportes. Ao todo, serão 40 horas de atividades. A iniciativa também promoverá vivências práticas, que acontecerão na loja Pão de Açúcar de Piedade, possibilitando a aproximação e a integração dos participantes no dia a dia do varejo. Além de convidar as interessadas a fazerem parte do processo seletivo do grupo.
Desde o início do projeto, em 2018, já foram 23turmas concluídas e 380 pessoas impactadas em cinco cidades (São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Salvador), em parceria com as instituições sociais Fa.Vela, Redes da Maré, Mãos de Maria, Gastronomia Periférica, Projeto Arrastão, Instituto Amparo ao Próximo, Instituto Padre Haroldo, Galpão ZL, Liga Solidária e Gambiarra.
Renata Amaral, gerente do Instituto GPA explica que o projeto está diretamente alinhado com o propósito do GPA. “O Mãos na Massa é um projeto muito transformador, que está conectado diretamente com o GPA na missão de alimentar sonhos e vidas, uma vez que uma oportunidade de capacitação pode abrir portas para o mercado de trabalho”, destaca.
De acordo com Jouse Barata, coordenadora geral do Cores do Amanhã, o curso dará oportunidades para mulheres que vivem nos bairros de Afogados, Areias, Barro, Bongi, Caçote, Coqueiral, Curado, Estância, Jardim São Paulo, Jiquiá, Mangueria, Mustardinha, San Martin, Sancho, Tejipió e Totó a se profissionalizarem e gerarem rendas. “Foram selecionadas vinte mulheres para participar e a gente está muito feliz. O Cores do Amanhã vive de doação. Então, todos os cursos, todas as capacitações são bem importantes para a gente e queremos agradecer do fundo do coração. Estamos bem contentes com o início desta turma”, complementa.
*Sobre o Instituto GPA*
O propósito do GPA é ser um agente transformador, aperfeiçoando e inovando seu jeito de fazer negócio para a construção de uma sociedade mais responsável e inclusiva. O nosso papel, como Instituto GPA, é contribuir com esse trabalho por meio do aprofundamento da relação do GPA e seus negócios com os clientes, a sociedade, os colaboradores, os fornecedores e as instituições sociais.