quarta-feira, 6 de setembro de 2023

Dia do Médico Veterinário: conheça a versatilidade da profissão


A saúde e o bem-estar do ecossistema também fazem parte do exercício deste profissional
O Dia do Médico Veterinário, celebrado neste mês de setembro, destaca a importância e a diversidade de atuações para além do cuidado direto aos animais de estimação. Embora seja comum a associação com o bem-estar dos pets, as responsabilidades se estendem a uma série de outros campos. Este profissional desempenha um papel crucial em atividades que envolvem espécies animais, seja trabalhando com bichos de estimação tradicionais ou não convencionais, como serpentes, lagartos e jabutis.

A atuação do médico veterinário mais conhecida pela população é a voltada para o campo curativo. Porém, o exercício da profissão não ocorre apenas quando os pets ficam doentes. Luciana Guerim, coordenadora do curso de Medicina Veterinária da UNINASSAU Rio de Janeiro, explica sobre outras áreas tão importantes e pouco comentadas.

De acordo com a médica veterinária, existem diversas frentes de atuação estabelecidas pelo Ministério da Saúde. “Não é estranho encontrar essas ocupações dentro de setores públicos ou privados. Elas envolvem acompanhamento do bem-estar da criação dos animais, orientação das pessoas que trabalham com manipulação de alimentos, verificação de qualidade na produção de alimentos de origem animal, vigilância dentro dos centros de saúde, produção de medicamentos em empresas de indústrias farmacêuticas, acompanhamento das práticas de testagem de produtos, entre outros. Logo, a área de atuação vai além do contato direto com os animais”, afirma.

A função ainda se estende para a parte científica. Dentro do campo de atuação, a produção de vacinas e participação nas tecnologias de melhoramento animal também estão inclusas. Por meio dessas inovações, é possível diminuir algumas dificuldades, como o ganho de peso na área da avicultura e suinocultura em um menor espaço de tempo e de forma saudável. De acordo com Luciana, as pessoas acreditam que são utilizados hormônios para o crescimento dos animais, mas isso é um mito, pois é a melhoria genética que causa esse efeito.

A veterinária também cita a área voltada para o ser humano. O controle de imunobiológicos, conhecimento da transmissão de micro-organismos patogênicos e levantamentos de informações - como acidentes causados por animais peçonhentos - fazem parte desse campo. “Às vezes, essa bagagem acaba sendo escondida. Como não há o trabalho direto com animais, as pessoas acham que esses profissionais não são veterinários”, afirma Luciana.

O Dia do Médico Veterinário é uma ocasião para reconhecer e valorizar a versatilidade desta ocupação. Além de assistir aos animais, esses profissionais desempenham um papel vital na saúde pública, segurança alimentar, conservação de espécies e pesquisa científica. “A nossa perspectiva é que cada vez mais o trabalhador seja reconhecido como profissional de saúde não só para o animal, mas para todo o ecossistema. Essas áreas não convencionais são de extrema importância. Se a fonte primária dos alimentos estiver doente, eles não chegam de forma positiva nas indústrias. A sociedade teria, por exemplo, carne e leite sem qualidade”, reforça a médica veterinária.