O Hospital das Clínicas da UFPE é um dos organizadores da I Corrida pela Prevenção do Alzheimer – MOVMENTE, que acontecerá neste sábado (23), com concentração a partir das 7h, no Centro de Ciências Médicas (CCM), no campus da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Inscrições de participantes já foram encerradas.
A corrida tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da prática de exercícios físicos para prevenir a doença de Alzheimer, um transtorno neurodegenerativo progressivo que afeta principalmente a memória, o pensamento e o comportamento de uma pessoa. Essa condição é a forma mais comum de demência em todo o mundo, sendo ela também fatal. Dentre os principais sintomas estão o esquecimento e a confusão, que pioram gradualmente ao longo do tempo. À medida que a doença progride, sintomas como repetição de perguntas, mudança de humor, dificuldade para se comunicar e realizar atividades podem aparecer.
Serão 5 km de percurso pelas vias da UFPE. O ponto de partida será no Centro de Ciências da Saúde (CCM), seguindo pela Avenida da Engenharia até alcançar o portão do HC e retornando pelo mesmo trajeto até chegar à Avenida Reitor Joaquim Amazonas. Os participantes deverão, então, prosseguir correndo até a Avenida dos Economistas e contornar o Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) pela Avenida Prof. Paulo Freire, retornando em seguida pela Avenida dos Reitores até o CCM, totalizando 2,5 km e repetindo o percurso para finalizar os 5 km. Um grupo de apoio estará disponível no evento para fornecer água aos participantes e indicar o caminho a ser seguido durante a competição. Após a conclusão da corrida, serão premiados os três primeiros colocados.
A iniciativa tem a coordenação do professor do CCM da UFPE e médico do HC, Breno Barbosa, com realização da Liga Acadêmica de Neurociência Aplicada à Educação Física (Lanef) e a Liga Acadêmica de Neurologia e Neurociência da Universidade Federal de Pernambuco (Lanne). Além do HC, o evento tem apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) da UFPE e Associação Brasileira de Neurologia (ABN).
Imprensa HC UFPE