As inscrições para o Casamento Coletivo 2023 estão abertas. Essa iniciativa tem como objetivo democratizar o direito ao reconhecimento das Uniões Civis e conta com o apoio do UniFBV. O Centro Universitário UniFBV Wyden, por meio do seu Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ), abriu as inscrições para o Casamento Comunitário 2023, um evento que beneficiará os casais que pretendem oficializar sua relação judicialmente, além de realizar o sonho de ter uma cerimônia que celebre a sua união. As inscrições vão até o dia 15 de setembro.
Embora a cerimônia só ocorra no dia 11 de novembro, as inscrições para os casais já estão abertas e podem ser feitas pelo Whatsapp do NPJ, cujo número é (81) 98196-7958, também disponível para esclarecer possíveis dúvidas de quem pretende se inscrever. Em relação ao processo burocrático, alguns documentos são necessários:
- Certidão de nascimento ou certidão de divórcio atualizada (não pode estar plastificada, rasgada, rasurada, manchada ou muito desgastada)
- RG com CPF ou CNH (carteira nacional de habilitação)
- Comprovante de endereço (cada noivo deve apresentar o seu comprovante em nome próprio)
Junto ao NPJ, o 8º Cartório de Registro Civil de Afogados – RCPN (registro civil das pessoas naturais) vai se unir à iniciativa da cerimônia, buscando abranger as populações de todos os bairros do distrito (Afogados, Areias, Ibura-Cohab, Estrada Velha do Bongi, Jiquiá, Jordão, Ipsep Mangueira, San Martin, Imbiribeira e Jardim São Paulo).
Como forma de consolidar o seu caráter social, o Casamento Coletivo é um evento gratuito, resultante da colaboração entre várias entidades públicas e privadas, visando viabilizar a cerimônia e assegurar que as pessoas tenham a oportunidade de exercer o seu direito de formalizar suas uniões perante o sistema judiciário e a sociedade. O Casamento Coletivo democratiza um direito para aqueles que não dispõem dos meios financeiros para arcar com certos custos.
Para a professora de direito da UniFBV, Fabiana Leite, a ação do Casamento Coletivo vai além de garantir um benefício básico às famílias de baixa renda. Ela destaca que a universidade está cumprindo com a sua função social ao resgatar a autoestima dos noivos e companheiros.