A versatilidade e a multifuncionalidade dos vidros fazem deles um dos materiais mais presentes e essenciais na decoração de interiores e, consequentemente, nas mostras que lançam as tendências e novidades em arquitetura e decoração. Na CASACOR, não é diferente. A 36ª edição pernambucana será aberta nesta sexta-feira, 22 de setembro, e segue com visitação do público até o dia 5 de novembro, no histórico Edifício Chanteclair, no Bairro do Recife. O tema nacional deste ano é “Corpo e Morada”. A habitação, vista como espelho dos seus moradores, é o fio condutor que inspira o projeto de 28 ambientes.
A Vivix Vidros Planos é patrocinadora oficial da CASACOR Pernambuco e grande parceira dos profissionais que compõem o ecossistema da arquitetura nacional, a começar pelos arquitetos. “A cada ano, o uso do vidro tem ocupado um papel fundamental na composição dos espaços. Além de ser funcional, na integração e na sensação de amplitude de ambientes, é um material resistente e atemporal”, explica Viviane Moscoso, gerente de produtos da Vivix Vidros Planos. Chega a ser indispensável para soluções de interação com a luz natural e a paisagem, oferecendo infinitas possibilidades de aplicações.
“Estamos felizes por estarmos presentes em mais uma edição da CASACOR PE, além da CASACOR Rio, que também estamos apoiando neste ano”, celebra Izabela Zisman, gerente de marketing da VIVIX. De acordo com ela, os visitantes que passarem pelo Edifício Chanteclair vão conferir as diversas possibilidades de aplicação dos produtos da indústria pernambucana de vidros planos em dezenas de espelhos, fechamentos, divisórias internas, revestimentos e no mobiliário. Este ano, a VIVIX está em 17 ambientes, do VIVAZ Bar à loja de arte popular, passando por lavabos, banheiros, livings, sala de drinks e adegas.
Espaço VIVAZ para espelhar experiências deliciosas
Com a proposta de ser o lugar de encontros mais movimentado da CASACOR 2023, o VIVAZ Bar é o espaço oficial da Vivix Vidros Planos. Concebido por Vitru Arquitetos, da dupla de arquitetos Magno Costa e Thaísa Tenório, todos os detalhes foram pensados para que o local fosse pulsante, onde a vida é aproveitada de um jeito leve, em torno das mesas e com muitos drinks.
O ponto de partida para o conceito do VIVAZ Bar é o propósito de abrigar vivências prazerosas e memoráveis nesta edição da mostra. A ideia é refletir a alegria e as histórias que conectam os que participam da realização do evento com o público, que desfruta de seus atrativos e experiências. As centenas de recortes espelhados do VIVIX Spelia Incolor foram estrategicamente pensados para prolongar essa fusão das pessoas com o ambiente. “O Espaço VIVAZ é uma materialização do diálogo entre o corpo que habita e a morada que acolhe”, explica Magno. “Quem passar pelo nosso ambiente em busca de inspirações vai poder conferir as mais variadas propostas para o uso dos espelhos, que vão dos formatos orgânicos e geométricos ao seu uso mais comum, como revestimento de paredes. O espelho também é protagonista da escultural luminária desenhada pelo nosso escritório, que é um dos pontos focais, no centro do espaço”, completa o arquiteto.
No Bar VIVAZ por VIVIX nada menos que 180 metros quadrados de vidros e espelhos foram usados. O projeto é envolvido por vidros pintados VIVIX Decora Preto e Nude. Não por acaso, o ambiente promete ser um dos preferidos para as tantas selfies compartilhadas dos interiores da CASACOR. A partir da transparência do vidro laminado VIVIX Lamina Incolor, a ambientação tira partido do valor histórico do Chanteclair, com uma grande claraboia em que permite contemplar o icônico edifício. “No espaço VIVAZ, passado e presente estão conectados e harmonizados”, diz Thaisa. Operado pelo KISU, o sushi bar será aberto ao público, que não precisa ser necessariamente visitante da mostra. “Preparamos um menu de drinks bem exclusivo e criamos diversas experiências sensoriais que vão harmonizar perfeitamente com o conceito do espaço e a gastronomia fusion de alto padrão que oferecemos no KISU”, antecipa o empresário Beto Mergulhão.
Galeria 5 elementos por Juliana da Mata
Inspirado nos ciclos da vida de acordo com a filosofia oriental, o projeto da Galeria de Arte Popular enaltece as matérias-primas, que são transformadas em arte por meio do talento dos artesãos pernambucanos. As peças do Centro de Artesanato de Pernambuco são expostas em prateleiras com fundo revestido de vidros pintados VIVIX Decora Nude que realçam o protagonismo das obras e harmonizam bem com o conceito orgânico imprimido com muita personalidade no projeto de Juliana da Mata Arquitetura. O espelho VIVIX Spelia Incolor 4mm dá amplitude ao espaço que vai funcionar como loja durante a mostra. “Trabalhar com a VIVIX na CASACOR é contar com uma parceria presente e disponível para viabilizar tecnicamente as nossas ideias” elogia Juliana.
Os cavaletes de vidro da sala Burle Marx, por Diogo Viana
O paisagista e arquiteto Roberto Burle Marx (1909-1994) é a inspiração do jardim vertical, com 60 metros quadrados e quatro metros de altura. O ambiente, assinado por Diogo Viana Arquitetos, traz nove telas assinadas pelo homenageado, que também foi um talentoso artista plástico. A grande surpresa do ambiente são os cavaletes de vidro, que servem de suportes para as obras. Estruturados com vidros coloridos da linha VIVIX Colora Verde, foram inspirados nos "Cavaletes de Cristal" de 1968, desenhados pela arquiteta Lina Bo Bardi (1914-1992), para o Museu de Arte de São Paulo (MASP). “O vidro verde harmonizado com a marmoraria verde pantanal conecta tudo aos jardins, que são a essência do ambiente e da obra do artista e paisagista reverenciado por nosso escritório”, resume Diogo Viana.
Loft Jader Almeida
O ambiente de Romero Duarte Arquitetos é uma exaltação ao designer Jader Almeida, reconhecido como um dos maiores designers nacionais da atualidade, com relevância no mercado internacional. O fechamento da suíte com o vidro refletivo laminado de segurança VIVIX Performa Duo Cinza integra o banheiro ao restante do espaço com elegância. “O vidro espelhado de tonalidade cinza dá a transparência com o toque de contemporaneidade que harmoniza com o restante do nosso projeto e com o conceito do trabalho e trajetória de Jader Almeida”, conta a arquiteta Cecília Duarte, à frente da equipe do escritório.
Reflexos do tempo no ambiente de Dubeux Vasconcelos
Com uma composição volumétrica arrojada, o Restaurante Copergás, assinado pela dupla João Vasconcelos e Luiz Dubeux, leva o visitante a enxergar a arquitetura através das formas puras e simples. Um túnel liga o térreo, com atmosfera contemporânea, ao mezanino, que revela um Chanteclair ainda intacto, levando o visitante à experiência do contraste de tempo e história. “Dois grandes espelhos emoldurados da linha VIVIX Spelia Cinza e Incolor são usados para refletir a beleza do local, além de inserir a imagem das pessoas na atmosfera do edifício histórico, como numa tela”, antecipa João Vasconcelos.
Ilusão de ótica no Living Alma
Em 53 metros quadrados, Felipe Valadares e Liesid Neto, de FV Arquitetos, abordam as complexidades do ser humano e brincam com texturas, capas e cores. Entre os destaques do ambiente, a estante autoral com mais de sete metros, onde foram alternadas a pedra natural azulli e o vidro colorido cinza da linha VIVIX Colora, que possibilita o efeito ótico que parece desafiar a gravidade, com um material visualmente leve e transparente sobreposto por outro mais pesado e denso. “O vidro colorido VIVIX Colora Cinza, além de ser leve e elegante, foi fundamental para viabilizar o detalhe ilusionista que desejamos trazer para o nosso projeto”, descrevem Felipe e Neto.
Cozinha Aprochego por Daniela Pessoa
O vidro é um dos protagonistas da cozinha assinada pela arquiteta Daniela Pessoa. O vidro colorido VIVIX Colora Cinza surpreende como único elemento estrutural de uma adega, com resistência capaz de suportar o peso das garrafas e garantir a sua estabilidade. Essa abordagem minimalista cria uma sensação fluída. “A transparência do material possibilita a sensação visual de leveza. É como se as garrafas flutuassem dentro da adega”, detalha a arquiteta. Segundo ela, o uso do vidro tem o desempenho que permite essa função dual, estrutural e estética. Além de servir como suporte para as garrafas, torna-se uma peça escultural, agregando estética.
A ilha em vidro na cozinha também é outro detalhe que proporciona leveza. Com capacidade de refletir a luz, proporciona o conforto de um espaço mais amplo e iluminado. Além disso, a transparência do vidro permite que tudo fique integrado de forma sutil ao restante da cozinha, dando uma aparência transparente, aberta e convidativa.
Vidro verde integra os espaços de André Carício
O vidro laminado verde da linha VIVIX Lamina harmonizou perfeitamente com o projeto do arquiteto André Carício, que este ano assina a Casa Coral na CASACOR PE. Foi o elemento usado para fazer a fusão dos espaços da jardineira com o banheiro. A transparência do laminado de segurança está totalmente em conformidade com a necessidade de sua aplicação, ao mesmo tempo em que não interfere na fluidez do ambiente. De acordo com o arquiteto, a escolha do vidro foi primordial para chegar na solução ideal, sem interferir na translucidez dos espaços e, ao mesmo tempo, dar destaque à jardineira, que precisava ser realçada.
Cadu Arquitetura assina o ambiente Juntos
Um espaço na morada para unir as pessoas queridas, colocar o papo em dia e viver encontros regados a drinks, conforto, descontração e boa música. Essa é a proposta do ambiente Juntos, com concepção de Eduarda Jungmann e Camila Horta, de Cadu Arquitetura. O móvel do Bar, com design autoral do escritório, combina bem a madeira natural com o vidro colorido VIVIX Colora Verde, que faz as vezes de vitrine para os vinhos expostos. “O uso do vidro possibilita equipar o espaço com o bar e adega, sem comprometer o bem-estar e a amplitude do ambiente”, explica Camila.
A Casa Lírica de Ana Cristina Cunha
O espaço é uma homenagem a Carlos Augusto Lira, uma expressão de respeito profundo e admiração por esse importante mestre da arquitetura nacional. A harmonia entre os elementos clássicos e contemporâneos criam um diálogo entre o tempo e o espaço, mostrando as memórias afetivas da arquiteta, que, início da carreira, estagiou e aprendeu com o homenageado, considerado um mestre por ela. O espelho VIVIX Spelia Incolor foi usado para revestir o pilar do ambiente, refletindo a beleza das peças, detalhes e objetos. A escolha das peças e objetos de coleção é uma reverência à sua paixão pelo belo e pelo raro.
Vidro refletivo para prolongar beleza de obras de arte
Abraço é o nome do ambiente das arquitetas Ana Moura e Ana Higino na CASACOR. O espaço foi meticulosamente projetado para desconectar a família do ritmo frenético do cotidiano. Um local para a conexão através de jogos, leitura e momentos lúdicos. O vidro pintado VIVIX Decora Efeito Bronze foi o material escolhido para a prateleira espelhada, junto à obra de José Patrício. Além da função de ser suporte para os livros, seu atributo refletivo prolonga a bela imagem da peça de arte. O vidro laminado VIVIX Lamina Verde foi usado como bandeja iluminada na caixa de pedra, permitindo que garrafas e objetos pareçam levitar no móvel desenhado pelas arquitetas.
Cozinha fragmentos ganha a profundidade dos reflexos
O partido criativo da Cozinha Fragmentos traz como conceito o uso de fragmentos que se completam em um conjunto harmônico. O ambiente assinado por EME Arquitetura A arquiteta Maíza Neri lançou mão dos produtos do portfólio VIVIX para conseguir o toque de sofisticação no espaço. O vidro pintado VIVIX Decora Efeito Bronze é explorado para refletir os elementos que constroem a linguagem do espaço, trazendo um filtro de profundidade em seus reflexos. Já o vidro com reflexão VIVIX Performa Duo Bronze, presente no guarda corpo, traz translucidez para a composição da cozinha. “Na preocupação de aliar o elegante ao rústico, os produtos VIVIX protagonizam soluções fundamentais para o resultado estético e funcional da nossa Cozinha Fragmentos”, conta Maíza. Outro detalhe bem funcional é o uso do vidro pintado VIVIX Decora Branco como lousa. “Sempre é útil um lugarzinho para anotações e recados na cozinha”, frisa.
Biblioteca Estação da Alma
O ambiente da Etla Arquitetura na CASACOR 2023 é uma homenagem ao médico e escritor Francisco Trindade, carinhosamente conhecido como Chicão, pernambucano e imortal da Academia Pernambucana de Letras (APL). Os estímulos sensoriais são o ponto de partida desse projeto, que remete ao conforto do lar e ao convívio familiar. O ambiente traz vidros e espelhos, aplicados para multiplicar o espaço, sem comprometer a fluidez e interferir na beleza do prédio histórico. Os Vidros VIVIX Decora Efeito Bronze estão na parede, revestindo o MDF, com desenho contemporâneo. A mesa de centro também exibe montantes em vidro colorido VIVIX Performa Duo Bronze, engastados na marcenaria, para exposições e livros. A Bandeja com compartimentos em vidro envolve a adega e a cervejeira. A porta de correr em vidro colorido VIVIX Colora Cinza cria o fechamento, deixando o a biblioteca à mostra.
Joalheria L’Or de Chateclair
Na sua segunda participação na CASACOR Pernambuco, a arquiteta Marcela Marabuco e o engenheiro Rodolfo Campos, do Marabuco Arquitetos, assinam a joalheria L’Or de Chanteclair, ou o ouro do “O ouro do Chanteclair”, em bom português. Com 21 metros quadrados, o ambiente funcional e comercial contará com as joias de Lúcia Lima, valorizadas pela exposição na vitrine estruturada com vidros laminados de segurança VIVIX Lamina Incolor e o VIVIX Spelia Incolor. “O expositor de vidro é valorizado pela iluminação e os detalhes em cor de ouro dão o tom de preciosidade ao espaço”, detalha Marcela. O dourado no teto é a surpresa do ambiente.
Espelhos nas bancadas dos banheiros da Plier Arquitetura.
A dupla de arquitetas Fernanda Didier e Luisa Duarte uso um os arcos do Edifício Chanteclair como principal partido do projeto de interiores dos banheiros funcionais da CASACOR 2023. O elemento que tem maior destaque, no espaço assinado pela Plier Arquitetura, são as bancadas com base de espelhos VIVIX Spelia Incolor. “Contamos com total apoio técnico da equipe da VIVIX para conseguir valorizar o uso dos espelhos, esconder as tubulações e ter certeza de que o apoio fosse seguro, apesar de parecer levitar aos olhos dos visitantes”, narra Fernanda. Também estamos usando espelhos curvos dentro das cabines. “Como são espelhos de corpo, prometem ser bastante usados, principalmente nas famosas selfies de toaletes”, lembra Luiza.
Vidro colorido cinza separa os ambientes do Bureau das Artes.
O Bureau de Artes é o espaço da Módulo 4 Arq & Design. O fio condutor do projeto é a forma intrigante e o mistério que envolve o ovo, que também inspirou o mestre Francisco Brennand. O espaço abriga tanto a loja da Oficina Cerâmica quanto a Galeria Número, que participa da mostra novamente este ano. A espinha dorsal desse ambiente é a grande estante: invólucro arquitetônico orgânico, escultórico, que abraça a quem chega e enaltece um passado histórico, ainda vivo.
O vidro colorido VIVIX Colora Cinza foi utilizado como elemento decorativo e funcional. “Mesmo com a função de fechamento entre dois ambientes, o elemento conserva a estética que atrai a atenção e dialoga de forma precisa com a paleta de cores do nosso espaço”, descrevem os arquitetos Zé Alexandre, Isabella Alves e Nathália Araújo.
Vidros nas vitrines da Nuit Arquitetura
A arquiteta Maria Celina Ferreira assina os interiores da loja de óculos da marca Gustavo Eyewear que faz sua segunda participação na CASACOR Pernambuco nesta edição. “O vidro colorido VIVIX Colora Verde é a estrutura principal do projeto do nosso ambiente e está presente em toda vitrine, onde os óculos estarão expostos”, explica Celina. Mas o ponto alto do projeto de arquitetura comercial, assinado pela Nuit Arquitetura, é o super espelho modelado VIVIX Spelia Incolor, onde os clientes vão poder conferir, provar e aprovar suas escolhas dentro da ótica itinerante, que circula por todas as edições de CASACOR no Brasil.
Sobre a Vivix Vidros Planos - A Vivix Vidros Planos, empresa do Grupo Cornélio Brennand, está instalada no município de Goiana, no Estado de Pernambuco, sendo uma das mais modernas fábricas de vidros planos do mundo e a única do setor no País com capital 100% nacional. A fábrica produz vidros planos destinados a atender aos mercados de construção civil, decoração e moveleiro, com moderna tecnologia e alto padrão de qualidade. Fazem parte do portfólio da empresa os vidros planos incolores e coloridos (VIVIX Colora), laminados (VIVIX Lamina), espelhos (VIVIX Spelia), pintados (VIVIX Decora) e proteção solar (VIVIX Performa).
A fábrica da VIVIX utiliza uma tecnologia inédita no Brasil, a L.E.M.™ (Low Energy Melter™), a qual permite à empresa ter um processo de produção bastante eficiente do ponto de vista energético. A indústria é uma das poucas de vidros float do mundo a utilizar o método “Mine to Line”, que consiste em controlar a fabricação do vidro a partir da extração das matérias-primas em minas próprias. Para isso, possui uma usina de beneficiamento situada no município de Pedras de Fogo, no estado vizinho da Paraíba.
Serviço:
36ª CASACOR Pernambuco
22 de setembro a 5 de novembro de 2023
Edifício Chanteclair – Av. Marquês de Olinda, 286 – Bairro do Recife
Horário: de terça a sexta-feira, das 15h às 22h