quarta-feira, 16 de agosto de 2023

Sena, do Parque Dois Irmãos, completa 66 anos e é considerado chimpanzé mais velho do Brasil


Um dos mais queridos moradores do zoológico do Parque Estadual Dois Irmãos, o chimpanzé Sena (Pan troglodytes), completa 66 anos nesta sexta-feira (18) e a data exige uma comemoração ainda mais especial. É que o animal impressiona para além do carisma e da longevidade. Segundo a Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB), Sena já é considerado o chimpanzé mais velho do Brasil e, talvez, do mundo, já que os indivíduos da mesma espécie que integravam o guinness book pela idade faleceram recentemente. 

Para comemorar a marca, o Parque Dois Irmãos preparou uma programação especial para ele e para os visitantes, entre 9h e 16h de sexta-feira. 

Pela manhã, haverá o parabéns e a entrega de um delicioso bolo de banana, aveia e canela - mas sem açúcar - e uma oferta especial de comida na caixa de presente do chimpanzé. 

Na parte da tarde, haverá o Zoo Bastidores, ocasião em que será apresentado o processo de preparo da bandeja alimentar de Sena. Durante todo o dia, os visitantes também poderão observar a oferta de picolé de frutas a um dos primatas mais queridos do zoo. 

Para a comemoração de aniversário, haverá dois polos com atividades infantis. O fixo, no polo de Educação Ambiental (na área do antigo restaurante), vai contar com um Tabuleiro Ecofauna, um fantoche da história de Sena, uma cama de gato (salvando o chimpanzé), circuito salve a floresta, dança das perguntas e diversas pinturas. 

Já o polo itinerante (móvel), que ficará próximo ao recinto de Sena, contemplará atividades como pinturas, jogo da memória, contação de história para conhecê-lo, jogo das argolas, caça-palavras, jogo “como eu sou?” e quebra-cabeça. Para encerrar, a programação ainda prevê uma caça ao tesouro pelo parque. 

*Trajetória de Sena*

Sena é um dos animais mais longevos do Parque Dois Irmãos. Chegou aos 15 anos no zoo, após o dono do circo no qual Sena vivia se recusar a cuidar dele ao perceber que o animal apresentava problemas dentários. 

O chimpanzé foi prontamente recebido pelo diretor do parque na época e atendido por um dentista humano. Depois do tratamento, nunca mais apresentou nenhum problema grave de saúde. 

Fernanda Justino, bióloga e gerente técnica do Parque Dois Irmãos, explicou que ele é um animal condicionado e acostumado com a rotina. Permite, sem grandes problemas, que a equipe realize procedimentos necessários, como cortes de unha e aplicação de colírio. 

“É um animal muito querido por nós e muito respeitado, assim como os outros animais do zoo. Entre suas principais características, não gosta de barulho, por isso pedimos silêncio nas proximidades do recinto”, afirmou Fernanda. O Parque convida a todos a participar das atividades em homenagem a Sena.