quarta-feira, 9 de agosto de 2023

Secretário Almir Cirilo visita obras da Adutora do Agreste, em Pesqueira


O secretário de recursos hídricos e saneamento do estado, Almir Cirilo, acompanhou, nesta terça-feira (8), a obra da Adutora do Agreste, que entrou esta semana em nova etapa. Está sendo feito o serviço de interligação da tubulação que parte do ponto de origem do empreendimento, na Barragem do Ipojuca, em Arcoverde, com a tubulação da Adutora do Moxotó, no distrito de Mimoso, em Pesqueira. 

“As equipes estão iniciando a operação de instalar uma peça que pesa sete toneladas, que fará uma conexão entre a tubulação que está trazendo água do Eixo Leste da Transposição do São Francisco com o trecho principal da Adutora do Agreste, que vem ao longo da BR 232. Essa obra faz parte da primeira etapa da autora e possibilitará a transferência de dois mil litros de água do São Francisco por segundo para municípios da Região Agreste, que é a que dispõe da menor oferta hídrica per capta do país”, explicou o secretário. 

Esta fase da obra teve início na segunda-feira (7), vai durar cerca de 45 dias e, quando concluída, beneficiará a população das cidades de Pesqueira, Alagoinha, Sanharó, Belo Jardim, São Bento do Una, Tacaimbó, São Caetano e Caruaru. 

O Sistema Adutor do Agreste é composto por um complexo de tubulações com mais de mil quilômetros de extensão, projetado para abastecer um total de 68 municípios do Agreste pernambucano, além de 80 localidades urbanas e comunidades rurais situadas dentro da faixa de 2,5 km de cada lado da adutora.