quarta-feira, 16 de agosto de 2023

Repelentes naturais são soluções sustentáveis contra mosquitos


Em uma época que tem alavancado assuntos como sustentabilidade e substâncias mais amigáveis ao meio ambiente e à saúde humana, ter acesso a produtos como menos química pode ser um excelente caminho para lidar com a alta concentração de insetos em áreas externas. Um exemplo disso é a utilização de repelentes naturais no enfrentamento à reprodução de mosquitos, por exemplo - que com as chuvas e calor intenso podem ter a sua proliferação aumentada. 

Especialistas apontam que diversas substâncias encontradas na natureza podem ser grandes aliadas para afastar os insetos indesejados. Entre os elementos úteis nesse contexto, estão alguns óleos, como o de citronela e o de eucalipto-limão. “Reduzir o uso de produtos químicos não naturais é uma grande vantagem, pois dessa forma não há contaminação do meio ambiente e os repelentes naturais podem ser aplicados sem prejuízos à saúde das pessoas, dos animais e até mesmo de plantas cultivadas em áreas de jardins”, destaca o especialista em Saúde Pública da Rentokil, Carlos Peçanha. 

Como forma de proporcionar proteção e conforto a quem dispõe de espaços favoráveis ao aparecimento de mosquitos, pesquisadores brasileiros da empresa Rentokil desenvolveram o NOsquito, um repelente natural feito à base de extrato de frutas cítricas e condimentos que promete afastar os insetos por até mais de uma semana. Esse produto chega como uma solução natural ideal para ser aplicada nas áreas externas de residências ou de ambientes abertos, agindo como um escudo protetor temporário contra os mosquitos.

Por ter em sua composição apenas ingredientes orgânicos e não conter produtos químicos nocivos, o NOsquito não agride o meio ambiente, não afeta polinizadores, como borboletas e abelhas, por exemplo, nem tão pouco pessoas ou animais de estimação. “A aplicação do repelente é feita por técnicos especializados, que usam equipamentos profissionais para pulverizar o repelente natural na área externa do local escolhido, como jardins, quintal, área de piscina e churrasqueira. Todo o processo dura cerca de 45 minutos”, comenta Peçanha.

Mesmo com a eficácia comprovada por estudos da Universidade de São Paulo (USP), que mostram os repelentes naturais como os mais antigos da história, é importante reforçar, ainda, que as pessoas devem manter os cuidados básicos para evitar a aproximação dos mosquitos. Exemplo disso é evitar o acúmulo de água limpa e parada em recipientes, especialmente nas áreas externas.