quinta-feira, 17 de agosto de 2023

Programa de educação busca a inclusão da Amazônia no Ensino Médio brasileiro


No momento em que o mundo se volta para as discussões sobre desenvolvimento sustentável do território amazônico na recém realizada Cúpula da Amazônia, o Instituto iungo, Instituto Reúna e Uma Concertação pela Amazônia lançam o programa Itinerários Amazônicos. O está sendo realizado na manhã de hoje, no Centro Cultural dos Povos da Amazônia, em Manaus.

O programa Itinerários Amazônicos visa garantir a Amazônia nos currículos do Ensino Médio, em toda sua complexidade, e promover conhecimento e consciência sobre essa região tão fundamental para o Brasil e o planeta. No lançamento, falarão sobre a elaboração, implementação e importância do programa, que já está presente em 8 dos 9 estados da Amazônia Legal. Juntos, esses eles somam mais de 54 mil professores, 1 milhão de estudantes e 3 mil escolas de Ensino Médio.
 
“A cada evento internacional, como a Cúpula da Amazônia e a COP, que também será sediada em Belém, a Amazônia é colocada no centro do debate mundial sobre desenvolvimento sustentável e há uma mobilização pela sua conservação. Mas precisamos colocar a Amazônia nas nossas conversas diárias, pois precisamos conhecê-la para aprender a cuidar dela, a respeitá-la, a protegê-la, a promover o desenvolvimento com ela e a conservá-la. O programa Itinerários Amazônicos tem esse objetivo, levar a Amazônia para a sala de aula, em uma abordagem complexa, trabalhando com os jovens as dimensões ambiental, histórica, cultural, social e econômica”, afirma Paulo Emílio de Castro Andrade, presidente do Instituto iungo.
 
O Itinerários Amazônicos é um programa gratuito que disponibiliza materiais pedagógicos sobre temas amazônicos e realiza formação continuada com educadores das redes de ensino para implementação nas escolas. Ele visa aprofundar temas que tocam a região, como mudanças climáticas, questões sociais e econômicas da Amazônia, de maneira articulada com a Base Nacional Comum Curricular e os currículos estaduais de Ensino Médio. 
 
O programa tem duas frentes. A primeira, disponível para qualquer educador do Brasil, é a de Conteúdo. Ele reúne materiais organizados em unidades curriculares e módulos voltados para os itinerários formativos do Ensino Médio, com propostas de atividades e materiais de referência para os professores. A segunda frente é a de Formação continuada, focada em professores, gestores escolares e técnicos de educação de redes de ensino parceiras da Amazônia Legal. Todos os educadores brasileiros podem acessar os conteúdos formativos disponíveis no canal do Youtube do programa.
 
O programa é uma realização conjunta do Instituto iungo, do Instituto Reúna e da iniciativa Uma Concertação pela Amazônia, com parceria e investimentos do BNDES, Fundo de Sustentabilidade Hydro, Instituto Arapyaú, Movimento Bem Maior e patrocínio da Vale.
 
Lançamento – O lançamento será hoje e poderá ser acompanhado ao vivo pela internet, com transmissão feita pelo Centro de Mídias da Educação do Amazonas (CEMEAM), no canal do YouTube do programa. O encontro de lançamento vai reunir autoridades políticas, lideranças amazônicas, estudantes e educadores da região, além dos representantes das instituições parceiras. Já confirmaram presença o Secretário de Educação do Acre, Aberson Carvalho de Sousa, a Secretária de Estado da Educação do Amazonas, Kuka Chaves, o Secretário adjunto de Estado de Educação do Pará, Júlio Meireles e o Diretor de Formação Docente e Valorização dos Profissionais da Educação do Ministério da Educação, Lourival José Martins Filho. Os secretários de Educação Alan Resende Porto, de Mato Grosso, Fábio Pereira Vaz, de Tocantins, Felipe Costa Camarão, do Maranhão, Raimundo Nonato Mesquita, de Roraima e Sandra Maria Martins, do Amapá, participarão por vídeo.

ACOMPANHE O LANÇAMENTO ITINERÁRIOS AMAZÔNICOS
17/08/2023
10h30 - horário de Brasília
Link da Transmissão: http://bit.ly/lançamentoIAM