Com o tema: Inclusão em Ação: Conectando as Diferenças e Construindo uma Sociedade Acessível, será realizada, entre os dias 21 e 25 de agosto, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla do município, com várias ações de cidadania, saúde, entretenimento e esportes, em vários locais.
A abertura do evento será na segunda-feira (21.08), às 9h, no Centro Integrado de Habilitação e Reabilitação Criança Feliz, localizado na Avenida Manoel Gonçalves da Silva, 76, na Vila Torres Galvão. O encontro contará com apresentação artística, palestra e roda de conversas com os profissionais do centro, com a participação de usuários e responsáveis.
Na terça (22.08), acontecem atividades esportivas no Clube Municipal Prefeito Geraldo Pinho Alves, no Nobre, às 10h. Na ocasião, será realizada uma partida de basquete em cadeiras de rodas entre as equipes da Associação de Basquete de Deficientes Físicos, (ABDF) e a Associação de Deficiente Motores (ADM) do Recife. Às 14h, acontece o jogo de futebol de cegos, com uma disputa entre equipes da Associação Futsal de Cegos de Pernambuco (AFCP).
Na quinta (24.08), às 14h, haverá a reunião ordinária do COMID, na Sala dos Conselhos, localizada no Centro Administrativo, na Avenida Prefeito Geraldo Pinho Alves, 222, em Maranguape I.
Na sexta (25.08), serão ofertados serviços para a solicitação da Carteira de Identificação do Autismo, Vem Livre Acesso, Carteira Interestadual Intermunicipal, além de orientação jurídica, aferição de pressão, glicose, exame de mamografia, entre outros. As ações serão no Centro de Convivência Albert Sabin, localizado na Rua do Entroncamento, em Arthur Lundgren II, das 9h às 12h.
A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla foi instituída pela Lei nº 13.585/2.017 e visa o desenvolvimento de conteúdos para conscientizar a sociedade sobre as necessidades específicas de organização social e de políticas públicas. O intuito é o de promover a inclusão social desse segmento populacional e para combater o preconceito e a discriminação.
A iniciativa será realizada pela Secretaria de Políticas Sociais e Direitos Humanos, através da Diretoria da Pessoa com Deficiência em parceria com o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (COMID), Secretaria de Saúde, Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Juventude.
Imprensa Paulista PE