Se você é admirador do céu e seus encantos, o mês de agosto chegou presenteando os terráqueos com duas “superluas”. Esse é o nome que se dá a um fenômeno, em que o satélite natural da Terra está mais próximo do nosso planeta, emitindo um brilho de intensidade ainda maior, graças à interferência dos raios solares.
Esse tipo de evento ocorre quando a lua está na posição de sua órbita mais próxima do nosso planeta, em um ponto chamado de Perigeu. Ele não pode ser considerado um fenômeno comum, já que a trajetória lunar muda à medida que a Terra gira em torno do sol.
Para visualizar melhor esse movimento dos astros, o Parque Dois Irmãos preparou uma atividade de observação da superlua. A iniciativa acontece nesta quarta-feira (30), a partir das 18h, e estará aberta ao público. As vagas, no entanto, já foram preenchidas.
A atividade é uma parceria entre o Parque Dois Irmãos e o Projeto de Extensão da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) chamado “Desvendando o Céu Austral”, coordenado pelo Professor Dr. Antônio Carlos Miranda.
Segundo o Observatório Nacional, a primeira superlua de agosto aconteceu no dia 1º. No entanto, no evento desta quarta (30) a lua parecerá maior, mais brilhante e em seu apogeu para quem observa da Terra, porque estará no “ponto da órbita de máxima aproximação da Terra”. Por ser a segunda Lua Cheia do mês, o evento também é chamado de "Lua Azul”, segundo Observatório Nacional.