quinta-feira, 17 de agosto de 2023

O perigo de quedas que podem deixar pessoas paralisadas


Acidentes de carro, moto, e mesmo domésticos podem ter um fim trágico, dependendo da região da coluna que for afetada. Recentemente acompanhamos o desfecho do aluno de uma academia no Ceará que teve o equipamento caído sobre suas costas e está enfrentando a notícia de que possivelmente ficará tetraplégico. Ele era motorista de aplicativo. 👈

Segundo o neurocirurgião João Gabriel Ribeiro, a tetraplegia acontece quando lesões atingem a medula espinhal em nível cervical, causando perda dos movimentos do tronco, pernas e braços. As principais causas incluem lesões na coluna devido a acidentes automobilísticos, por armas de fogo, quedas e mergulhos. Esse não é um cenário raro, ao contrário, é recorrente. 

Casos de pessoas que sofrem grave lesão na medula após mergulhar na água também são repetitivos e podem levar ao quadro de tetraplegia. Assim, é importante o cuidado e a proteção com a coluna e o crânio, além de evitar situações de risco. 

Dirigir com cinto de segurança e os motociclistas usarem capacete e toda proteção necessária para pilotar. Não há cura para o problema ainda.