terça-feira, 1 de agosto de 2023

Neoenergia Pernambuco alerta para período de ventos fortes e segurança sobre poda de árvore


O mês de agosto é reconhecidamente uma das épocas com maior intensidade de ventos em todo o Estado. Com isso, também aumenta o número de objetos e galhos de árvore que entram em contato com a rede de distribuição de energia elétrica. Para tentar diminuir a incidência de interrupções e garantir a qualidade e a continuidade do fornecimento, a Neoenergia Pernambuco promoveu uma série de ações preventivas, principalmente relacionadas à vegetação, com 215.286 podas de galhos próximos aos fios e cabos de energia apenas neste ano. Os galhos podem causar um curto-circuito, interromper o fornecimento de energia e, em alguns casos, partir os cabos e provocar acidentes.

É importante destacar que o toque de árvores na rede elétrica não representa, necessariamente, um risco para o fornecimento de energia ou para a segurança da população. Para identificar os casos que podem apresentar riscos, há um mapeamento e um planejamento das ações para ocorrerem as podas.

Em caso de árvore tombada sobre a rede elétrica ou cujos galhos representem riscos para os fios, a Neoenergia Pernambuco solicita que o cidadão entre em contato com a distribuidora por meio dos canais de atendimento ou pelo 116.

A Neoenergia Pernambuco dá outras dicas de segurança com relação à poda de árvores. Uma delas é que o plantio deve ser planejado, para impedir, entre outros problemas, que galhos atinjam a rede elétrica, evitando possíveis interrupções no fornecimento de energia.

A distribuidora reforça a importância de se plantar espécies adequadas ao convívio com as redes elétricas e manter os cuidados com a poda para que a árvore não avance sobre as estruturas. Uma das recomendações, por exemplo, é que o plantio não seja realizado a distância inferior a 2,5 metros de equipamentos elétricos, como postes, cabos e transformadores.

Imprensa Neoenergia PE