terça-feira, 15 de agosto de 2023

Infecção urinária pode atingir três a cada 10 mulheres

INFECÇÃO URINÁRIA DE REPETIÇÃO PODE ATINGIR 3 A CADA 10 MULHERES DURANTE A VIDA

😨Essa condição é muito comum e requer acompanhamento médico. A infecção urinária de repetição consiste no quadro de infecção que ocorre 2 vezes em 6 meses ou 3 vezes, no período de 1 ano. 

👉A infecção urinária é um problema muito comum tratado diariamente nos consultórios de urologistas e pode acometer até 50% das mulheres na faixa de 20 a 40 anos de idade, com vida sexual ativa. Desse total, cerca de 30% pode desenvolver a chamada infecção urinária de repetição, que se torna recorrente. "Após o tratamento, a infecção pode ficar voltando, com a baixa da imunidade ou outros fatores, fazendo com que a bactéria fique resistente e tenhamos que mudar algumas condutas de tratamento", informa o urologista Felipe Dubourcq. 

A infecção se desenvolve quando a bactéria Escherichia coli, encontrada na flora intestinal, penetra nas vias urinárias e lá se multiplica. 👉A mulher é mais suscetível à enfermidade por sua constituição anatômica (uretra mais curta).

Segundo o urologista Felipe Dubourcq, do Centro Urológico Luis Numeriano, os principais sintomas da infecção urinária são ardência, dor e aumento do ritmo para urinar; dor na região mais baixa do abdome; e sangue e odor na urina. Ao perceber esses sinais,que são indicativos também de outras doenças, a mulher (em grande parte a mais afetada por essa condição) deve procurar imediatamente um especialista para relatar o caso e fazer os exames necessários. 

A infecção urinária de repetição consiste no quadro de infecção que ocorre 2 vezes em 6 meses ou 3 vezes, no período de 1 ano. Fique alerta, informe-se e busque ajuda médica, para o tratamento que requer exame de urina e uso de antibiótico e antiinflamatório.