O 4º Festival Internacional de Cinema de Itaúna, realizado na zona rural de Caruaru, chegou ao fim após cinco dias de intensa programação cultural. O evento, idealizado e dirigido pelo cineasta Paulo Conceição, em parceria com a Secretaria de Educação e Esportes de Caruaru (Seduc), exibiu mais de 140 filmes nacionais e internacionais, além de promover oficinas, bate-papos e apresentações artísticas.
O festival contou com a participação dos estudantes das escolas municipais para prestigiarem as mostras competitivas e as atividades formativas. Os jovens também integraram o Júri Jovem, responsável por escolher os melhores filmes da categoria estudantil. Entre os filmes exibidos, destacam-se os produzidos pelos próprios estudantes caruaruenses como “Estranhos” e “Mães Para Sempre”, realizados com apoio da arte-educadora Camila Haydee, do Projeto Arte-Educação da Seduc, atividade que estimula a produção audiovisual no contraturno escolar.
A população local também marcou presença nas sessões que aconteceram na praça principal do Povoado de Itaúna e nas intervenções artísticas que contaram com a participação de grupos musicais, espetáculo teatral do Projeto Juventude Vitalina, banda marcial da Escola Capitão Rufino, grupo de percussão da Escola Presidente Kennedy, grupo de percussão da Escola Padre Pedro Aguiar e shows dos cantores Gabriel Cantador e Aleff Silva.
O festival também recebeu filmes convidados, destacando o longa-metragem “A Mãe”, do diretor Cristiano Burlan.
O vídeo com a cerimônia de premiação está disponível no site do festival: https://linktr.ee/festcineitauna
"O Festcine Itaúna é um evento que valoriza a diversidade cultural e a democratização do acesso ao cinema, contribuindo para o desenvolvimento social e artístico da zona rural de Caruaru", explica o cineasta, Paulo Conceição.
A quinta edição do festival já está sendo planejada para 2024.