sexta-feira, 18 de agosto de 2023

Esquadra japonesa visita o Porto do Recife



A Esquadra de Treinamento da Força Marítima de Autodefesa do Japão, após visitar o Rio de Janeiro-RJ, estará em Recife-PE. A passagem da Esquadra no país ocorre em alusão aos 128 anos do Tratado de Amizade Comércio e Navegação, entre o Japão e o Brasil, bem como, em celebração aos 115 anos da imigração japonesa no Brasil, dos quais 105 são na capital pernambucana. 

No Recife, a visita acontecerá no período de 22 a 24 de agosto. No dia 22, atracarão no cais 3 do Porto do Recife, a partir das 8h30, os navios de treinamento “KASHIMA” e “HATAKAZE”, com 560 membros da Esquadra, sendo 160 Guardas-Marinha recém-formados na academia militar como aspirantes a Oficial. 

 A Esquadra Japonesa está, desde 25 de maio deste ano, realizando uma navegação transoceânica de instrução, com o objetivo de formar os futuros oficiais por meio de adestramentos www.marinha.mil.br no mar, bem como para cultivar e promover a amizade entre os países visitados. O Cruzeiro de Treinamento no Exterior é realizado todos os anos desde 1957, e este é o 67º cruzeiro. 

Ao todo serão 149 dias de navegação, passando por 8 países, tendo os seguintes portos de escala: Estados Unidos da América (Dutch Harbor, San Diego, Pearl Harbor), Canadá (Victoria), México (Manzanillo), República do Peru (Callao), República do Chile (Valparaíso), República Argentina (Buenos Aires), República Federativa do Brasil (Rio de Janeiro, Recife) e República da Colômbia (Cartagena), estando de volta ao Japão no dia 20 de outubro de 2023. 

O Comandante do 3º Distrito Naval, Vice-Almirante Alexander Reis Leite, participará da recepção aos navios, como representante da Marinha do Brasil, acompanhado do Capitão dos Portos de Pernambuco, Capitão de Mar e Guerra Frederico Medeiros Vasconcelos de Albuquerque, além do Cônsul-geral do Japão no Recife, HIROAKI SANO. Entre os dias 22 a 24 de agosto, estão programadas diversas atividades na capital pernambucana entre a Força Naval brasileira e a Esquadra Japonesa.