Na ocasião, a promotora de Justiça da Infância e Juventude de Paulista, Rafaela Melo, ressaltou sobre o conjunto de forças que a rede de entidades está realizando para que as ações que já acontecem se ampliem. “Os jovens que estamos acompanhando necessitam desse incentivo e o poder público constituído tem a responsabilidade de criar mecanismos práticos, para que possamos criar fluxos que se preparem e possam ser empregados. Vamos fazer a seleção desses jovens que acompanhamos para realizar o encaminhamento dos mesmos às vagas disponíveis”, disse.
“Temos um quantitativo aproximado de 100 vagas disponíveis por parte da Prefeitura. Para serem contratados, os jovens têm que estar cursando o Nível Médio e serem moradores da cidade. De início, os postulantes vão ser qualificados e treinados para que desenvolvam atividades na gestão municipal”, destacou a secretária de Administração de Paulista, Patrícia Rego Barros.
No mesmo sentido, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Agropecuária e Pesca do município, Raimundo Lopes, salientou a relevância da ação. “Devemos observar que a iniciativa privada também tem que apoiar esse trabalho. Vamos incrementar a participação de empresas para que, da mesma forma como a Prefeitura está fazendo, contratem os jovens que estão nessa peculiaridade e, assim, sejam incluídos no setor produtivo da economia”, afirmou o gestor municipal.
De acordo com a superintendente adjunta do CIEE Pernambuco, Ana Patrícia de Oliveira, com um posto de atendimento presente no município, os jovens não vão ter a necessidade de se deslocar a outras localidades para serem treinados e qualificados. “Isso facilita muito a operação de contratação para os empresários da cidade, pois o investimento deles no treinamento da mão de obra que demandam será mais competitivo e realizado aqui em espaços como por exemplo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico”, frisou.
Por fim, o coordenador do CAVIDA, João Soares, apontou que há uma possibilidade de chegar a 1000 vagas para os adolescentes na cidade. “Sabemos das dificuldades que os jovens em situação de risco e vulnerabilidade atravessam e fomentar perante o empresariado de Paulista a contratação deles para trabalhar e ter apoio da Prefeitura nessas vagas disponibilizadas é uma ferramenta sem igual para mudar a vida deles. A educação vai de mãos dadas com a qualificação por isso a importância dessa articulação de instituições”, concluiu Soares.
Imprensa Paulista PE