quinta-feira, 3 de agosto de 2023

Dia Nacional da Saúde e os cuidados para fortalecer a imunidade


A data de 5 de agosto é alusiva ao Dia Nacional da Saúde e tem o objetivo de alertar e conscientizar a população para manter um estilo de vida saudável. Umas das várias formas de cuidar e prevenir contra diversas doenças, é proteger e fortalecer o sistema imunológico. Isso porque, o sistema imune, como também é conhecido, desempenha um papel fundamental e importante no organismo, protegendo contra enfermidades desencadeadas por vírus, fungos e bactérias.

Formado por um conjunto de células e órgãos que atuam no combate contra infecções, o sistema imunológico é complexo, e ao primeiro indício de algo desregular no organismo, a ida ao médico é imprescindível, pois o profissional da saúde irá realizar exames capazes de identificar o problema e passar os tratamentos necessários. Contudo, para além disso, existem outras formas de reforçar, como: praticar exercícios físicos, dormir regular e bem, evitar o cigarro e bebida alcoólicas e, por fim e uma das mais importantes, se alimentar bem.

Isso porque, é por meio dos alimentos que podem ser obtidas diversas vitaminas, nutrientes e minerais, que ajudam a manter o organismo nutrido e saudável, e a deficiência de algum, dos mais diversos, podem provocar doenças. Para manter todo o sistema bem e fortalecido, além de tomar as vacinas recomendadas, é preciso uma dedicação diária.

De acordo com a nutricionista e professora acadêmica do Centro Universitário dos Guararapes (UNIFG), Renata Freire, existem diversas formas para fortalecer a imunidade.  “Invista em alimentos ricos em vitamina C, como frutas cítricas, brócolis, pimentão, pois são poderosos antioxidantes e auxiliam no combate as enfermidades. Também em comidas com zinco, as oleaginosas, soja, carne bovina, gema de ovo, fígado e ostras, porque fortalecem nossa imunidade e auxilia na maturação das nossas células de defesa e auxilia na cicatrização”, destaca.

Ela ainda complemente. “Adicione algumas especiarias no preparo das comidas, como: o alho, pois possui alicina, substância que auxilia na melhora de resfriados e auxilia na imunidade, a cúrcuma, o mel e o gengibre que têm excelente atividade antiviral, antimicrobiana e anti-helmíntica, protegendo nosso corpo contra vírus e bactérias”, reforça.