Além de um breve relato sobre alcoolemia, equipe da Educação de Trânsito do Detran-PE disponibilizou ferramentas para melhor assimilar o conteúdo. Os óculos que simulam embriaguez foi um deles, pois causa no usuário a sensação similar aos efeitos do álcool como, por exemplo, vista embaçada, desequilíbrio, perda da percepção de profundidade e lateralidade. Já os óculos de realidade alterada permitem uma viagem virtual, mostrando um motorista alcoolizado saindo de um bar até um desfecho trágico.
Para ampliar a experiência, também foi utilizado um simulador de direção, equipamento que reproduz a cabine de um veículo, com direção, alavanca de marcha, pedais e monitores que representam ruas e avenidas. Baseado em uma programação, o instrumento apresenta situações vividas por um motorista alcoolizado, como falta de controle do veículo, excesso de velocidade e visão distorcida da estrada. Também houve demonstração do uso do etilômetro (bafômetro) para esclarecimentos de dúvidas.
Além do controle do simulador, agentes da fiscalização do Detran-PE alertaram para as penalidades pelo uso de álcool e direção. Em linhas gerais, é uma infração gravíssima que acarreta em multa (multiplicada por 10 vezes), suspensão do direito de dirigir, além de medida administrativa com o recolhimento do documento de habilitação e retenção do veículo, conforme Art. 165 do Código Nacional de Trânsito (CTB).
A ocasião também foi utilizada para demonstração dos tipos de cadeirinhas para transportar crianças com maior segurança. A programação na Localfrio faz parte da atuação do Detran-PE para fortalecer a conscientização da população com os cuidados no trânsito. A iniciativa inclui ações em escolas, empresas e instituições públicas ou privadas, mediante agendamento.
Imprensa Detran PE