quinta-feira, 17 de agosto de 2023

Desenhos novos, desenhos antigos e conexão espiritual pela TV


Novelas, telejornais, desenhos animados, cultos, missas, entre tantas outras programações, reúnem a população em torno da televisão. A casa de Kervily Borges, 25, moradora da zona rural do Cabo de Santo Agostinho, é um dos milhões de lares brasileiros onde a TV é companhia diária dos integrantes. Ela substituiu em fevereiro sua parabólica tradicional pela nova parabólica digital. Desde que mudou o equipamento, as crianças da casa têm muito mais variedade de conteúdo para assistir. “Aqui em casa a gente vê bastante desenho, por conta das crianças, mas eu amo assistir novelas. Geralmente, vejo as que passam à tarde”, conta.

Quem também vive com a telinha ligada no desenho é o caruaruense Luiz Eduardo Tiburtino, 28. Eduardo mora sozinho e aproveita a companhia da TV para matar a saudade dos desenhos da infância, graças à variedade de canais da nova parabólica digital. “Eu assisto muito aos desenhos antigos, como He-Man e Tartarugas Ninja. São desenhos que você dificilmente encontra hoje em dia”, afirma Eduardo.

A dona de casa Maria Aurilene de Jesus, 56, usa a TV como uma ferramenta de conexão espiritual. Evangélica, a moradora de Petrolina costuma assistir aos cultos e pregações em seu lar. “Eu gosto muito dos programas evangélicos e dos louvores. Meu marido e meu filho também assistem comigo”. Embora a programação religiosa seja predominante entre a família, Aurilene também costuma acompanhar o noticiário e bons filmes para se distrair.

Geiziane Santos, 20, moradora de Tamandaré, gosta de assistir às novelas e aos jornais. Ela é mãe de dois bebês. O mais velho, de um ano, e o outro de apenas um mês. “Só não assisto mais por conta das crianças. A pequena já assiste desenho. Quando eu tenho tempo, gosto de ver as novelas que passam no Vale a Pena Ver de Novo durante à tarde”, comenta.

*Siga Antenado*

Famílias de 38 municípios pernambucanos, inscritas em programas sociais do Governo Federal e que têm a parabólica tradicional instalada e funcionando, têm direito à instalação gratuita da nova parabólica digital. A substituição é feita pela Siga Antenado, entidade criada por determinação da Anatel, responsável por apoiar a população durante a migração do sinal de TV utilizado pelas parabólicas tradicionais (Banda C) para o sinal das parabólicas digitais (Banda Ku). Para verificar se tem direito ao kit gratuito, a população deve acessar o site sigaantenado.com.br ou ligar gratuitamente para 0800 729 2404 com o CPF ou NIS em mãos.