segunda-feira, 7 de agosto de 2023

Coren-PE e Hemope promovem campanha para incentivar doação de sangue


O Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (Coren-PE) e a Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope) promovem nesta terça-feira (08) uma campanha de doação de sangue, que pretende mobilizar funcionários do Conselho e profissionais da enfermagem pernambucana. Com o mote “Quem doa sangue, doa vida”, a inciativa foi batizada de “Coren-PE + Vida” e pretende alcançar, no mínimo, 100 doares. As coletas vão ocorrer no Empresarial Apolônio Sales (Av. Conde da Boa Vista, nº 800), edifício onde funciona a sede da autarquia, no bairro da Boa Vista, área central do Recife.

Além de funcionários do Coren-PE e profissionais da enfermagem, a campanha será aberta ao público em geral. A iniciativa da ação partiu do Conselho, que ficou responsável pela organização do espaço onde vão ocorrer as doações. Já o corpo técnico que vai atuar na campanha, como médicos, técnicos e enfermeiros, além da estrutura para as coletas, são de responsabilidade da Fundação Hemope. A estrutura vai comportar seis doações de forma simultânea.

Os interessados em participar da campanha devem ter no mínimo 16 anos (menores de idade devem estar acompanhados de um responsável), não podem ter ingerido bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas nem fumado nas três horas anteriores e posteriores à doação; ter no mínimo 50 kg, estar bem alimentados e descansados e não ter apresentado sintomas de gripe, resfriado ou COVID-19 nos últimos 15 dias. A Fundação Hemope orienta ainda que, no ato da doação, o indivíduo deve apresentar documento com foto e estar utilizando máscara. Segundo levantamento do Hemope, o estoque de todos os tipos sanguíneos da fundação encontra-se em estado crítico, exceto A+. Por isso, a direção reforça o pedido de doação junto à população. 

*Doar faz bem* - A doação de sangue traz diversos benefícios para o doador, entre eles, fazer bem ao coração. Estudos que comprovam que a doação de sangue reduz a viscosidade do sangue, logo, quem doa se torna menos propensos a desenvolver doenças do coração. Isso ocorre porque, durante esse processo, há uma espécie de limpeza sanguínea, pois o nosso sangue é produzido na medula e é renovado a cada três ou quatro meses. Neste período, o sangue é descartado, ou seja, a doação se torna bastante eficaz para quem precisa. Sendo assim, com a doação há uma renovação das células e, com isso, as células velhas são renovadas, colaborando com a redução de certos tipos de câncer pela redução de oxidativos.

*Hemope* - A Fundação Hemope é responsável por mais de 70% do sangue coleta no estado de Pernambuco e coordena as ações da Hemorrede no estado, além de realizar os testes NAT nas amostras dos sangues doados nos estados da Região Nordeste: Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba e Alagoas. Atuando ainda no segmento da Hematologia através das ações do Hospital Hemope, a Fundação atende pacientes com patologias do sangue, executa importante papel na produção científica relacionada às áreas de interesse e formação especializada de recursos humanos. A sede da Fundação Hemope, no Recife, funciona das 7h15 às 18h30, de segunda a sábado, inclusive nos feriados. Para entrar nas dependências da unidade é necessário usar máscara. O agendamento não é obrigatório, mas pode ser feio por meio do telefone: 0800-081-1535.

*Serviço*
*Coren + Vida (Campanha de doação de sangue)*
*Data:* 08/08 (terça-feira)
*Horário:* das 8h às 16h
*Local:* Empresarial Apolônio Sales, 7º andar (Av. Conde da Boa Vista, nº 800, Boa Vista, Recife).