A Secretaria de Recursos Hídricos e Saneamento do estado (SRHS-PE) recebe ,neste mês de agosto, mais uma missão do Banco Mundial em Pernambuco. A equipe do banco, juntamente com equipes da SRHS-PE, cumpre nesta etapa uma agenda de visitas a campo, reuniões e encontros, para avançar na confecção dos projetos que serão contemplados com os investimentos na ordem de R$ 600 milhões em ações que promovam segurança hídrica, prioritariamente, nas áreas rurais do estado. A expectativa é de que o acordo seja assinado até o final do ano e que os recursos sejam liberados já no início do próximo ano.
“Esta é a penúltima missão do banco e, logo em seguida, esperamos que o contrato seja assinado e, muito em breve, os recursos, num montante de R$ 600 milhões, chegarão à secretaria para executar o primeiro e maior programa de investimentos no abastecimento rural da população que nunca foi antes atendida adequadamente no suprimento de suas necessidades de água”, explicou o secretário de recursos hídricos e saneamento do estado, Almir Cirilo.
Todos os programas que serão custeados por este investimento do Banco Mundial integrarão o PROSAR-PE – Programa de Saneamento Rural de Pernambuco, considerado o maior voltado exclusivamente para a população rural do estado nos últimos quinze anos. O programa prevê a ampliação dos sistemas de abastecimento de água simplificados nas comunidades rurais do sertão e agreste do estado, interiorização da APAC, recuperação de barragens, etc.
“Esta segunda missão é uma continuidade na revisão e detalhamento do desenho do PROSAR-PE, para a produção dos documentos necessários para a liberação do dinheiro. A missão realizou esta semana visitas técnicas a campo para identificação da realidade rural do estado e dos locais propostos para a atuação do PROSAR-PE e a segunda será um bloco de reuniões, aqui mesmo no Recife, na sede da secretaria”, esclarecer Artur Coutinho, secretário executivo de saneamento do estado.
A primeira parte da missão foi realizada esta semana, quando o grupo, com integrantes do agente financiador e da secretaria, viajou aos municípios de Afogados da Ingazeira e Arcoverde, para visitar as comunidades que já tem iniciativas de abastecimento rural e que podem ser contempladas com o financiamento. A outra fase da missão acontecerá de 21 a 25 de agosto.
“Enquanto Casa Civil, estamos acompanhando de perto as tratativas para esta parceria entre a Secretaria de Recursos Hídricos e o Banco Mundial, para este projeto pioneiro de investimento em saneamento rural”, afirmou o gerente de articulação regional da Casa Civil para o Agreste Meridional e a região do Moxotó, Popó Vaz, que acompanhou as viagens da missão.