Neste domingo (20) e segunda-feira (21), a cidade de Frei Miguelinho, localizada no interior de Pernambuco e conhecida por exportar garçons, sedia a 26ª edição da tradicional Festa dos Garçons, evento que reúne profissionais do segmento vindos de todas as partes do estado para uma divertida disputa envolvendo bandejas, equilíbrio e agilidade. Mas além da aguardada Corrida dos Garçons, a festa, que será realizada em praça pública, ainda traz em sua programação diversas atrações culturais e artísticas que se apresentam ao longo de dois dias de festa. Petrúcio Amorim, Los Cubanos e Rafa Alicy são alguns dos nomes confirmados entre os shows da edição.
Este ano, são aguardados, aproximadamente, 80 garçons para disputar o 1º, o 2º e o 3º lugar do pódio da corrida com bandejas. “O evento reúne também empresários do setor alimentício e bebida, que vêm até a nossa cidade para prestigiar a Festa dos Garçons, que acontece há 26 anos. Por isso, podemos dizer que o evento já virou uma tradição e está completamente inserido no calendário cultural de Pernambuco e do município”, reforça Ronas Vicente Gomes, presidente da Associação dos Garçons de Frei Miguelinho, responsável pela realização da festa. Nesta edição, são esperadas mais de 8 mil pessoas.
No domingo (20), a programação começa às 8h, com a Missa dos Garços. Após uma pausa, as atividades serão retomadas às 16h, com apresentações culturais e musicais, com shows de Rafa Alicy e Los Cubanos. O encerramento ocorre às 2h.
No dia seguinte, segunda-feira (21), às 15h começa a concentração da Corrida dos Garçons, o ponto alto do evento. A disputa terá início às 16h. Um tributo aos homenageados da edição e apresentações musicais, como o show de Petrúcio Amorim, marcam o restante do evento, que será encerrado às 2h.
A Festa dos Garçons de Frei Miguelinho conta com patrocínio do Governo de Pernambuco, Empetur, Fundarpe, Prefeitura Municipal de Frei Miguelinho, Ilha da Kosta, Pitú e Abrasel em Pernambuco. O apoio cultural é da Libert, Boi Carrapeta, Cia do Chopp, Zito Barros, Aposta Ganha, Movi mente, Frege e Grupo Manduri.
Saiba mais em: @festadosgarconsfm
O início de uma tradição – A Festa dos Garçons de Frei Miguelinho ganhou forma de uma maneira inusitada. O garçom Ronas, também conhecido como Tatu, no fim dos anos 80, iniciou um projeto cultural viajando pelos interiores e capitais do Brasil. Foi assim que observou que uma quantidade considerável dos garçons em atividade tinha como berço a cidade de Frei Miguelinho, algo que já gerava curiosidade e perguntas por parte dos clientes. Os profissionais já tinham uma forte atuação nas principais capitais do país, como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, entre outros, mas, sobretudo, estavam bem presentes na capital pernambucana.
“De fato, havia um grande número de garçons vindos de Frei Miguelinho instalados no Recife. Muitos deles moravam no bairro da Boa Vista e aos domingos, no fim das atividades, mesmo ainda cansados, se reuniam para realizar um jogo de futebol na área da praia do Pina. O jogo acontecia por volta da meia-noite e seguia até o amanhecer do dia, como uma grande festa semanal”, relembra Ronas.
Foi assim que surgiu, primeiro, o Time dos Garçons. Após isso, veio a ideia de fundar a Associação dos Garçons de Frei Miguelinho. O passo seguinte foi a realização da Festa dos Garçons, evento já consolidado no calendário cultural de Pernambuco que chega a sua 26ª edição.