Nesta última segunda-feira (10.07), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) divulgou a ata da 221ª Reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES), com o resultado da Avaliação de Propostas de Cursos Novos (APCN). Nesta publicação, a Universidade de Pernambuco (UPE) aprovou três novos doutorados na modalidade profissional, que funcionarão no interior do Estado de Pernambuco. Os cursos são o Doutorado Profissional em Educação e Doutorado Profissional em Ensino de História, com instalações no Campus Mata Norte, e o Doutorado em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares, com atividades no Campus Petrolina.
Os cursos já possuem mestrados consolidados, com discentes de várias localidades do país, com o desenvolvimento de pesquisas que têm contribuído com os diálogos sobre a Educação e o Ensino de História no Brasil. “Os três novos doutorados trazem mais força para as atividades de pesquisa na Universidade de Pernambuco, especialmente, nos campi do interior do Estado. Estamos ampliando o nosso stricto sensu, com projetos que fortalecem a formação de pesquisadores e o desenvolvimento de investigações de impacto para a sociedade”, destacou a Profª Socorro Cavalcanti, Reitora da UPE.
Com os novos doutorados, a Universidade de Pernambuco passa a contar com 37 cursos stricto sensu, sendo 24 mestrados e 13 doutorados, ofertados em várias regiões de Pernambuco. Ainda em 2023 serão anunciadas avaliações de outras propostas de cursos de mestrados e doutorados submetidos pela comunidade acadêmica da UPE, com a possibilidade de ampliar os números da pós-graduação na instituição.
“A aprovação do primeiro doutorado profissional em Educação é uma importante conquista para a UPE, especialmente, para a Zona da Mata Norte de Pernambuco. O Nosso PPGE completará 10 anos em 2024 e esse ciclo de conquistas é coroado com o doutorado Profissional. Parabéns a todo grupo de docentes, discentes, técnicos/as e egressos”, enfatizou Débora Amorim, Vice-coordenadora do Programa de Pós-graduação Profissional em Educação.
O doutorado em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares atenderá uma forte demanda da região de Petrolina, em um espaço de fronteiras, com a recepção de profissionais de diferentes Estados. “A aprovação do doutorado foi muito importante para Universidade e toda região que o Programa abrange, especialmente, porque historicamente nos últimos anos o Campus tem formado professores para atuar na Educação Básica. Com o mestrado e agora o doutorado, a formação continuada será ampliada e com melhorias educacionais nos diferentes níveis de ensino será alcançada”, relatou a Profª Raimunda Áurea Dias, coordenadora do PPGFPPI.
Em breve, as coordenações dos Programas de Pós-graduação divulgarão os editais com as orientações para a seleção de discentes para os novos cursos. Os Doutorados em Educação e Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares planejam realizar seleção ainda em 2023, após o processo de planejamento administrativo dos servidores dos dois cursos. Para o Doutorado em Ensino de História, a elaboração do cronograma de seleção será debatida na plenária nacional, que acontecerá em São Luís (Maranhão), a partir do dia 14 de julho de 2023.“
O Doutorado em Ensino de História consolida um trabalho coletivo, com a formação de pesquisadores, desde a graduação, com o desenvolvimento de investigações que buscam colaborar com propostas para a Educação em tempos inovadores. Foi um trabalho construído com diferentes pesquisadores do Brasil”, pontuou o Prof. Dr. Carlos André Moura, Coordenador do Programa de Pós-graduação em Ensino de História.
A Universidade de Pernambuco parabeniza os servidores e discentes envolvidos no processo de ampliação do stricto sensu da instituição.
Imprensa UPE