Pernambuco recebeu do Governo Federal o maior empréstimo já feito por um ente público: R$ 1,7 bilhão para financiamento de obras de infraestrutura, urbanização, saúde e saneamento. Para Teresa Leitão, o empréstimo é “fruto de uma ação republicana do presidente Lula”. A senadora ainda destacou que a ação demonstra que o presidente “está agindo pelo povo de Pernambuco”.
A assinatura do contrato de empréstimo ocorreu nesta tarde, em Brasília, entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva; a presidenta da Caixa Econômica Federal, Rita Serrano; e a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra. A senadora Teresa Leitão, o senador Humberto Costa e outras autoridades do estado estiveram presentes ao ato.
“O recurso totaliza R$1,7 bilhão, e deverá ser integralmente investido em saúde, infraestrutura e segurança para melhorar a vida da população do estado", esclareceu Teresa Leitão.
O empréstimo foi feito junto ao Programa de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), e teve garantia da União. A finalidade é melhorar as condições de mobilidade urbana, o acesso à água e ao esgotamento sanitário na região. De acordo com a Caixa Econômica Federal, haverá ainda fomento à atividade agropecuária, além de agricultura familiar, agroecologia e produção orgânica.