A era da tecnologia continua trazendo inovações que transcendem os limites do nosso imaginário. A inteligência artificial, ou IA, é aplicada em uma variedade impressionante de campos, incluindo a promoção e defesa dos direitos humanos. Isso é o que a Visão Mundial – organização humanitária que desenvolve projetos focados na proteção de crianças, adolescentes e pessoas em situação de vulnerabilidade – promove com a Jessica, um chatbot interativo, que está fazendo a diferença na vida de crianças e adolescentes do Projeto Futebol Delas, em Recife.
Conhecida como "Janela de Educação e Serviços Sociais Integrados para Criança e Adolescente", ou Jessica, essa IA foi desenvolvida pelo projeto com o objetivo de criar um canal para que crianças, adolescentes, pais, mães, cuidadores, educadores e toda a sociedade civil possam encontrar informações relevantes sobre os direitos humanos e, mais especificamente, os direitos da criança e do adolescente, além de combater a violência de gênero. Este é um projeto piloto para a cidade de Recife que já conta com a participação direta de 160 pessoas das meninas do Futebol Delas e suas famílias e, indiretamente, de 4 mil pessoas. No futuro esse recurso poderá ser ampliado para outras regiões do Brasil.
Através do aplicativo WhatsApp, Jessica oferece uma interação simples e eficiente. Após o usuário enviar uma mensagem com "Oi Jéssica", a assistente virtual inicia um atendimento personalizado, disponibilizando informações variadas. Dentre essas, estão inclusas informações sobre a rede de atenção e proteção à criança e ao adolescente, como o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Recife, os CRAS - Centro de Referência de Assistência Social e os CREAS - Centro de Referência Especializado de Assistência Social, e delegacias especializadas. A ferramenta também fornece uma série de cartilhas educativas e informativas sobre combate à violência de gênero, empoderamento feminino e até mesmo o próprio Estatuto da Criança e do Adolescente.
Bruno Rosas, Assessor de Projetos da Visão Mundial, expôs com entusiasmo o valor e o alcance da nova ferramenta implementada na organização. “Esta ferramenta tem um papel inovador no alcance e na produção de informação que ajudará na nossa comunicação com as crianças e famílias. Ao oferecer acesso a informações vitais e orientações em situações de risco, como canais de denúncia, não tem a pretensão de ser substitutiva a nenhum ator da rede de proteção, como também a nenhuma escuta, atuando de forma complementar como uma ponte digital de orientações rápidas e seguras. O chatbot é uma ferramenta educativa que reforça nossa missão de proteger e educar a criança e o adolescente,” disse Rosas.
Mas Jessica não se limita à esfera dos direitos da criança e do adolescente. A IA também dá espaço para o futebol, disponibilizando histórias das jogadoras da Seleção Brasileira escaladas para a Copa do Mundo de Futebol Feminino de 2023. Assim, Jessica também se torna uma fonte de inspiração para jovens jogadoras e fãs do esporte.
Jessica foi lançada oficialmente no dia 19 de julho, em uma live nos canais da Visão Mundial. A perspectiva é que essa inteligência artificial seja uma poderosa aliada no combate à violência de gênero e na promoção dos direitos da criança e do adolescente. Em um mundo onde a tecnologia é cada vez mais presente, ferramentas como Jessica mostram que ela pode e deve ser usada para o bem.