Com o objetivo de cumprir a meta proposta pelo Plano Estadual de Saúde 2020-2023, a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), através Secretaria Executiva de Vigilância em Saúde e Atenção Primária, realizou nesta terça-feira (18/07), um treinamento para "Formação de Multiplicadores da Profilaxia Pós-Exposição (PEP) ao HIV". O evento aconteceu no Hotel Barramares, em Jaboatão dos Guararapes.
O objetivo do encontro foi atualizar e capacitar profissionais sobre as recomendações para PEP, que consiste no uso de medicamentos para reduzir o risco de adquirir HIV, hepatites virais, sífilis e outras infecções sexualmente transmissíveis (IST). Além de apresentar detalhes das propostas inseridas no Plano, no qual propõe que em cada região haja uma unidade com atendimento da PEP, na modalidade 24h.
De acordo com Sarah Ribeiro, diretora geral de Vigilância Epidemiológica da SES-PE, serão formados cerca de 50 profissionais, entre médicos e enfermeiros, que ficarão responsáveis por multiplicar os ensinamentos aprendidos e atuarem como pontos focais no processo de implantação da PEP na rede assistencial de saúde.
“Queremos ampliar a rede de assistência e fortalecer o acesso de pessoas que passaram por alguma exposição às situações como acidente ocupacional, relações sexuais desprotegidas ou até violência sexual”, reforçou Sarah Ribeiro.
Ainda de acordo com a diretora, a expectativa é que até outubro deste ano (2023), 26 unidades de saúde de urgência e emergência, entre UPAs e Hospitais Regionais, já disponibilizem essa assistência.
O evento foi ministrado pelo médico infectologista Vinícius Vianey e pela equipe do Programa Estadual de IST, Aids e Hepatites Virais.
Imprensa Saúde PE