sexta-feira, 28 de julho de 2023

Saiba por que e como evitar dor no ouvido durante viagens de avião


Quem viaja de avião já deve ter sentido aquela sensação de dor no ouvido durante o pouso e a decolagem. O incômodo também pode se repetir até em viagens de carro para locais com altitudes mais elevadas. Geralmente o problema é momentâneo, mas pode ocasionar doenças mais graves.

“Algumas pessoas podem sentir dor no ouvido durante viagens de avião, principalmente na subida e na descida. Isso acontece devido a mudança brusca de pressão que ocorre com maior intensidade durante a decolagem e o pouso”, explica a otorrinolaringologista Priscila Espínola, do Hospital Santa Luzia, integrante da rede Vision One. 

Em condições normais, o nosso ouvido externo é separado do ouvido médio pela membrana timpânica e a pressão no ouvido médio deve ser igual ao do externo. No final do canal auditivo, temos o tímpano, membrana que capta as vibrações de ar que nosso cérebro entende como sons. 

No ouvido médio, há a Tuba de Eustáquio, canal por onde o ar entra ou sai do ouvido. As mudanças bruscas de pressão fazem com que a tuba se feche e o tímpano se retraia, causando a sensação de incômodo nos ouvidos. Aos poucos, os níveis de pressão no meio externo vão se igualando ao do meio interno, fazendo com que a dor pare. 

Mas é possível diminuir o impacto da mudança de pressão no nosso corpo. “A orientação geral é tentar equalizar essa pressão externa e para isso precisaríamos mexer no músculo que ventila o ouvido, através de movimentos de deglutição (como mascar chiclete; ingerir líquidos com canudo ou mamadeiras). Uma outra observação é não viajar congestionado pois isso pioraria a ventilação do ouvido”, orienta a otorrinolaringologista Priscila Espínola. 

No caso das crianças, as recomendações são as mesmas, exceto para casos de recém-nascidos, quando o mais indicado, se possível, é que bebês dessa idade não viajem. Se for o caso, a orientação é que eles fiquem sentados em posição vertical para minimizar a pressão no ouvido.

Apesar de geralmente a sensação desaparecer em pouco tempo, pode ser necessário procurar um especialista, já que podem ocorrer lesões no nervo auditivo, ainda que raras. “Quando você passa a sentir sempre incomodo quando viaja, para realizar manobras de profilaxia nos voos. Ou também quando sente o incomodo durante uma viagem e ele persiste mesmo após a aterrisagem”, adverte a otorrinolaringologista Priscila Espínola.