sexta-feira, 28 de julho de 2023

Prefeitura do Recife avança no ordenamento urbano do Centro

 

Após acordo com comerciantes de dez boxes localizados na calçada da Rua do Imperador, no bairro de Santo Antônio, a Prefeitura do Recife deu mais um passo no processo de ordenamento urbano da área central da cidade. Os pontos comerciais situados na lateral da Igreja do Divino Espírito Santo - uma edificação de 1642 e que, entre outras coisas, funcionou como colégio da Ordem Jesuíta - foram removidos, liberando o espaço da calçada. Os boxes de alimentação que funcionavam no local serão transferidos para o Cais de Santa Rita, enquanto os de serviços passarão a operar em vias do entorno - nenhum ficará a mais de 200 metros do local original.

"O processo inteiro foi pactuado com os comerciantes, que entenderam a necessidade da liberação do passeio público. Eles não terão qualquer prejuízo e a calçada ficará livre para pedestres, oferecendo de novo à cidade a visão total do patrimônio histórico que é a Igreja do Divino Espírito Santo", explica o Secretário de Política Urbana e Licenciamento do Recife, Carlos Muniz. Os equipamentos cobriam as janelas laterais do templo, que agora estão liberadas.

Ainda de acordo com Muniz, a iniciativa faz parte de um processo amplo de ordenamento urbano que vem acontecendo no Recife -coordenado pela Secretaria Executiva de Comércio Popular (SecPop) com apoio da Secretaria Executiva de Controle Urbano (Secon). "Já tivemos ações em Nova Descoberta, Casa Amarela e Água Fria, por exemplo, sempre após um amplo diálogo com as comunidades. Nos próximos meses estaremos também focados no Centro, que está passando por uma grande transformação devido a ações do poder público e novos empreendimentos".

Imprensa Recife