A Semana da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha será realizada pela Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM), entre os dias 25 e 28 de julho. Com o tema: “Unidas na Cultura, Fortalecidas na Luta!”, o evento será voltado para debater sobre a importância da negritude na cultura brasileira, com diversas atividades. Entre as pautas estão a violência contra a mulher negra, o colorismo e a mulher negra em espaços de poder.
A programação será iniciada na terça-feira (25), às 10h, com a Feira da Mulher Negra, no Shopping Difusora, que permanecerá até o dia 28. A abertura oficial da Semana da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha será realizada no mesmo dia (25), às 19h, no Teatro Difusora, com um momento cultural. Dança, poesia, música, além de momentos de diálogos de combate ao racismo e machismo, farão parte do evento. A programação continuará até o dia 28, com atividades na sede da SPM.
Todas as atividades serão gratuitas, abertas ao público e com vagas limitadas. Para participar, a interessada deve acessar o link (https://linktr.ee/spmcaruaru ) e realizar a inscrição para a atividade escolhida. A Secretaria de Políticas para Mulheres fica na Rua dos Expedicionários, 30, centro de Caruaru. Outras informações: (81) 9.8384-2954.
*Mulheres Negras Latinas*
O primeiro encontro entre Mulheres Negras Latinas, aconteceu em 25 de julho de 1992, com o intuito de trazer visibilidade e combater o racismo e o machismo que as mulheres negras enfrentam diariamente. Essa data ficou instituída no Brasil em homenagem a Teresa de Benguela, mulher negra, que lutou pela resistência ao governo escravista e liderou o quilombo de Quariterê durante 20 anos.
*Programação:*
_Semana de 25 à 28 de julho_
*Feira da Mulher Negra*
Local: Shopping Difusora
Horário: Das 10h às 22h
Programação: comercialização de produtos das mulheres empreendedoras com barraquinhas temáticas.
Terça-feira (25) - Dia Laranja
*Momento Cultural de Abertura*
Local: Teatro Difusora
Horário: 19h
_Programação:_
Abertura - Fala em alusão a Semana da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, com Fáthyla Mélo; Apresentação de dança (Grupo ORI); Declamação de
Poesia, com Manu Monteiro.
Apresentação de Dança, com o grupo Pérolas Negras; Fala sobre a luta antirracista, com Tamyres Silva; Apresentação de dança, com o grupo Juventude Vitalina; Fala sobre racismo religioso, com Rose de Oxum; e apresentação musical e do Projeto Afrobetizando, com Chris Mendes.
_Quarta-feira (26)_
*Oficina de Maquiagem para Pele Negra*
Local: Auditório Antonieta de Barros (SPM)
Horário: 14h às 16h
Programação: A oficina visa falar sobre a pele negra e o colorismo por meio do ensino da automaquiagem.
20 vagas
_Quinta-feira (27)_
*Oficina de Percussão*
Local: Auditório Antonieta de Barros (SPM)
Horário: 9h às 11h
Programação: A oficina tem o intuito de mostrar a influência dos instrumentos musicais da cultura negra na constituição do mercado musical e nos diversos gêneros da música no Brasil.
*Palestra sobre Empreendedorismo Feminino*
Local: Auditório Antonieta de Barros (SPM)
Horário: 14h às 16h
Programação: A palestra será realizada pelo Instituto Negra Linda, com intuito de promover o debate sobre empreendedorismo feminino, bem como a busca do fortalecimento da mulher negra, de comunidades periféricas e quilombolas.
_Sexta-feira (28)_
*Palestra: Mulher Negra em Espaços de Poder*
Local: Auditório Antonieta de Barros (SPM)
Horário: 14h às 16h
Programação: Debater sobre o racismo institucional e a mulher negra em espaços de poder.
Convidadas: Lucimary Passos, Raiana Rodrigues e Josivane Silva.