O programa Estreitando Laços, da Prefeitura de Caruaru, promoveu, no domingo (9), mais um dia de visitas dos familiares às reeducandas da Colônia Penal Feminina de Buíque. A iniciativa é da Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM) e conta com as parcerias das secretarias de Educação e Esportes (Seduc) e de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSDH).
O Estreitando Laços tem como objetivo contribuir para a manutenção dos laços familiares entre as mulheres que estão no sistema prisional e suas famílias, principalmente mães e filhos.
Uma das beneficiadas pelo programa Estreitando Laços é Silvaneide Alves, que tem uma filha reeducanda em Buíque. Para ela, que não tinha como arcar com as despesas da viagem, foi providencial. “Com o dinheiro da passagem que eu comprava, já sobra para eu fazer umas comprinhas para minha filha. Me ajuda bastante”, disse Silvaneide. “Além de tudo ainda tem os lanches e água que são oferecidos para nós. Espero que esse programa não acabe nunca”.
Maria Aparecida da Silva, mãe de reeducanda e inscrita no programa Estreitando Laços, só tem a agradecer pela iniciativa. “As viagens são maravilhosas e a equipe da prefeitura é muito atenciosa. Esse é um trabalho muito importante: levar as mães para verem suas filhas; as filhas poderem ver suas mães, que estão em Buíque; e os filhos terem aproximação com suas mães”.
A secretária de Políticas para Mulheres, Luana Marabuco, ressalta a importância de um programa que faz a manutenção dos laços familiares, visto o histórico de abandono da mulher no cárcere. “O Estreitando Laços garante àquelas mulheres que estão recolhidas no sistema prisional mais dignidade e a permanência da convivência com sua família, principalmente mães e filhos(as)”, explica Luana.
*“Estreitando Laços”*
O projeto Estreitando Laços, criado pela Prefeitura de Caruaru, por meio da SPM, visa promover visitas às mulheres que estão reclusas na Colônia Penal Feminina de Buíque. Essas viagens são organizadas pela SPM, com transporte disponibilizado pela Secretaria de Educação e Esportes (Seduc), para levar as famílias em vulnerabilidade social (sem condições financeiras) para a realização de visitas às reeducandas. O projeto conta também com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSDH), por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).
As pessoas interessadas em fazer parte do Estreitando Laços devem ir à SPM, munidos de documentação: RG, CPF, comprovante de residência e de um número de WhatsApp, para ser inserido no grupo do projeto. A SPM fica na Rua dos Expedicionários, 30, centro de Caruaru.
Outras informações: (81) 9.8384-2954.