Antônio Joaquim de Santana, o Mestre Calú, é de Vicência, município da Mata Norte de Pernambuco a 65 km do Recife. Mestre Calú é o único artista popular de mamulengo nomeado Patrimônio Vivo da Cultura de Pernambuco. São 59 anos dedicados à arte de fabricar e dar vida aos bonecos. "O mestre faz questão de ensinar", afirma seu neto, o advogado e mamulengueiro Antônio Neto.
"A resistência é a nossa palavra e por isso, criamos uma associação de mamulengos em Vicência, a Associação Flor de Jasmim, para que a nossa arte continue e siga forte, como é em Glória do Goitá. Os mestres são idosos e semi-analfabetos, e essa tradição é passada de geração em geração. Por isso, precisamos continuar", afirma Antônio Neto, que também é o primeiro-secretário da associação, presidida por Edson Ramos.
A Associação Flor de Jasmim é recente, foi fundada em 2022, mas a luta promete ser por muito tempo ainda. Além de Mestre Calú, outros artistas também estão com peças expostas na Fenearte: Tonho de Bombos, Vitalino de Nazaré da Mata, João Galego de Carpina e outros tipos de artesanato relacionado ao mundo dos bonecos e brinquedos populares.