sábado, 22 de julho de 2023

Pandemia reforçou a importância do profissional da saúde

 

O período pandêmico, provocado pela Covid-19, mostrou, de forma recente, para o Brasil e o mundo a importância dos estudos de vírus, bactérias e fungos, capazes de desencadear doenças no organismo, e para a criação de novas vacinas, com antígenos, a fim de fortalecer e proteger o sistema imunológico com a produção de anticorpos. Para além das vacinas da Covid-19, existem outras comumente aplicadas desde o nascimento. Mas para que os estudos ocorram, existem diversos profissionais capacitados e especializados para atuar dentro da área da saúde e pesquisa no desenvolvimento, destaca-se o biomédico imunologista.

Diplomado, o profissional irá, junto com uma rede de multiprofissionais, realizar estudos sobre o mecanismo e proteção do organismo contra diversas doenças. O trabalho é minucioso e vai requerer a atenção e dedicação do biomédico, pois a criação de novas vacinas depende de diversas etapas. A atividade do biomédico imunologista é reconhecida pelo Conselho Regional de Biomedicina (CRBM), por meio da Resolução nº 78, de 29 de abril de 2002.

Além da área de imunologia, o professor e coordenador do curso de Biomedicina do Centro Universitário dos Guararapes (UNIFG), Thiago André, explica que o campo é muito vasto. “O profissional Biomédico tem a disposição um amplo leque de opções de atuação profissional. As áreas vão desde as mais tradicionais, como as análises clínicas, a área mais recentes. Uma dica interessante é consultar o site do Conselho Regional de Biomedicina da 2º Região (CRBM2), que traz informações detalhadas e atualizadas sobre as habilitações que um Biomédico pode atuar”, informa.

O professor ainda fala sobre a importância do especialista para toda a sociedade. “O profissional Biomédico tem uma importância cada vez maior, uma vez que pode integrar diversos níveis da atenção à saúde, contribuído na prevenção de doenças e na promoção da saúde”, enfatiza.

Para aqueles interessados em ingressar nessa carreira promissora, a graduação em Biomedicina da UNIFG em Pernambuco, com o conceito 05, nota máxima estabelecida pelo Ministério da Educação, proporciona uma formação completa, com professores qualificados, estrutura moderna e laboratórios bem equipados, garantindo a excelência na preparação dos futuros profissionais de biomedicina. Para ingressar em uma das profissões mais valorizadas do mercado de trabalho é possível se inscrever, gratuitamente, através do link https://l1nq.com/Cswex .