quarta-feira, 26 de julho de 2023

Missionários da Obra de Maria marcam presença na Jornada Mundial da Juventude


Cerca de 50 missionários da Comunidade Obra de Maria estarão presentes no maior encontro de jovens católicos do mundo. Trata-se da Jornada Mundial da Juventude, que acontece este ano em Portugal, de 1 a 6 de agosto, com a presença do Papa Francisco. A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) é um momento de encontro, fé e celebração para a juventude. O evento tem como tema a citação bíblica “Maria levantou-se e partiu apressadamente” (Lc 1, 39) e contará com missas, exposições de arte, feira vocacional, Via-Sacra, peregrinações e vigília com o Santo Padre.

Um dos missionários da Obra de Maria que estará presente é Emerson França. Ele tem 35 anos, é missionário da Comunidade há 17 anos, onde auxilia igrejas, os padres, os escritórios de peregrinações e atua em ações sociais. Ele se prepara para viver a JMJ pela primeira vez fora do país. “Já estou um pouco ansioso e muito animado para viver aquela beleza que é juntar outros jovens para viver a radicalidade daquilo que Deus nos pede: viver através de Jesus. Estou me preparando com oração, jejum nas quartas e sextas, para que os jovens tenham um verdadeiro encontro com Jesus”, disse. Para ele, essa é uma oportunidade para se conectar com pessoas de diferentes nacionalidades e desenvolver a compreensão das realidades acerca do mundo. 

Além do aspecto social, a JMJ é um momento de elevar a espiritualidade. Através de momentos de oração e reflexão, os jovens podem aprofundar seus conhecimentos sobre o catolicismo e levar para a vida cristã no dia a dia. Wellington Costa tem 40 anos, é missionário há mais de 20 anos, e também se encontra em missão pela Obra de Maria, onde atua com grupos de evangelização e como guia de peregrinos na Terra Santa e santuários da Europa: esta será a quarta vez que vai a Jornada Mundial, e a lição que espera encontrar esse ano é de uma nova percepção do dom espiritual, “A fé é uma virtude segura e estável sobre a qual os jovens podem e devem construir as suas próprias vidas, a juventude precisa da Igreja para confirmar a sua fé, para conhecer melhor a sua beleza e para se ter um contínuo contato com os dons de Deus”, revelou.

A presença do Papa Francisco reforça a importância do evento para a evangelização. O Santo Padre estará à frente de uma missa, da Via-Sacra e da Vigília. Para quem vai, esse é um momento único, “A presença do Papa sem dúvida, pra mim, como católico, significa a presença do chefe da Igreja, de encorajamento a missão. Meu conselho é ir com toda alegria e disposição para viver bem a JMJ”, menciona Wellington, e Emerson completa:  “É acreditar que a igreja vem ao encontro do jovem e traz junto a esperança”, disse.

A programação inicia na terça-feira, dia 1 de agosto, com acolhimento aos peregrinos, missa de abertura e o início do Festival da Juventude. O Papa Francisco chega na viagem apostólica na quarta-feira, com cerimônia de boas-vindas no Palácio Nacional de Belém, realiza uma visita ao Presidente de Portugal e autoridades. No dia seguinte, visita universidades encontra-se com os fieis da Jornada. Na sexta-feira, o Santo Padre lidera a Via-Sacra e, no sábado, a Vigília no Campo da Graça. A festividade se encerra no domingo, 6 de agosto, com a Missa do Envio, ministrada pelo Papa, que também encontra os voluntários da JMJ e os fieis participam da cerimônia de despedida e do Festival da Juventude.

As expectativas são altas, mas os missionários estão prontos para embarcar nessa oportunidade, “As atividades que pretendo participar são as catequeses, Via-Sacra e a Vigília, no Rio de Janeiro foi emocionante de ver, mais de três milhões de jovens com um único objetivo, então sempre será um momento ápice da Jornada”, revelou Emerson. Para eles, essa experiência proporcionará uma experiência de redescoberta da fé e reafirmação da devoção.

O encontro vai além das barreiras de Lisboa. É um momento onde surgem novos evangelizadores, que podem espalhar a palavra para sua comunidade. A Jornada Mundial da Juventude 2023 vem como um evento transformador para muitas pessoas, para além dos jovens, sendo capaz deixar um impacto nos corações e nas mentes de quem estiver presente. 

HISTÓRIA

A Jornada Mundial da Juventude acontece a cada dois, três ou quatro anos e tem a solidariedade como inspiração para reunir milhares de pessoas todos os anos. A primeira edição foi idealizada pelo Papa João Paulo II, na cidade de Roma, em 1986, quando cerca de 300 mil peregrinos se juntaram para a celebração, nas igrejas da cidade.

Tradicionalmente, o Papa escolhe qual cidade realizará a acolhida e também o tema da festividade. Nos anos em que não há o grande encontro, cada cidade celebra no Domingo de Ramos, nas dioceses locais.

OBRA DE MARIA

A Comunidade Católica Obra de Maria está presente em 41 países, sendo 24 deles na África, através de mais de 5 mil missionários. Atua há 33 anos levando a fé e a esperança para milhares de famílias, com assistência hospitalar, educacional e espiritual. Foi fundada por Gilberto Barbosa e Maria Salomé, em Pernambuco, onde mantém sede no município de São Lourenço da Mata. O propósito da comunidade é evangelizar e transformar vidas com os ensinamentos de Jesus e Maria. 

O trabalho de evangelização e assistência em creches, hospitais, escolas, internatos ao redor do mundo rendeu o reconhecimento do Vaticano e do Papa Francisco, tornando-se uma das comunidades católicas com maior representatividade no mundo.