Vice-presidente nacional do PT e coordenador nacional do Grupo de Trabalho Eleitoral (GTE) do partido, o senador Humberto Costa se reuniu, nesta segunda-feira (31), com o presidente Lula, no Palácio do Planalto. Entre os temas debatidos, está a preparação do PT para a disputa eleitoral do ano que vem. Junto com dirigentes do partido, Humberto vem atuando para elaborar um diagnóstico político do quadro eleitoral para 2024 e definir a tática da legenda para a disputa.
Segundo Humberto, Lula está otimista com o governo e acredita que o quadro é positivo e deve melhorar até o ano que vem, o que pode ajudar a fortalecer o partido para as eleições municipais. "O Brasil com Lula está avançando a passos largos. A gente vê isso na economia, na saúde, na educação e na criação e reformulação de programas sociais. É claro que isso deve ter algum impacto na disputa do ano que vem. A nossa ideia é fortalecer o PT e levar o nosso modo de governar para o maior número possível de municípios. Queremos também reforçar a nossa base nos legislativos municipais. Mas tudo isso será debatido com os demais partidos da federação e todos que fazem a base de apoio ao presidente Lula", afirmou.
Humberto tratou ainda de novos investimentos para Pernambuco. Segundo o senador, obras estratégicas, como a Transnordestina e o metrô, deverão ser contempladas no novo PAC. "A gente vem lutando para garantir recursos para obras prioritárias do nosso estado. O presidente Lula tem um carinho especial com Pernambuco e está atento às nossas demandas. O novo PAC será fundamental para a gente assegurar a retomada da Transnordestina e a recuperação do metrô", afirmou.
O senador também revelou o desejo de Lula de vir a Pernambuco para anunciar uma série de ações. "Já estamos vendo na agenda do presidente uma nova visita ao nosso estado. Ainda não temos uma data oficial, mas uma série de anúncios e de investimentos estão sendo programados para Pernambuco no segundo semestre deste ano. Então, o presidente tem que vir até porque ele tem muito o que apresentar ao povo pernambucano", disse.