O serviço de urgência e emergência em saúde de Olinda ganhou um reforço de peso nesta quinta-feira (27.07), quando foi inaugurada a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Rio Doce – Professor Germano Coelho. O equipamento vai funcionar 24 horas com um perfil de atendimento de média complexidade no atendimento nas especialidades de clínica médica e pediatria. A previsão é de 4.500 atendimentos por mês.
O espaço está de portas abertas graças a um trabalho de planejamento coordenado pela Secretária da Fazenda e de Planejamento de Olinda, Mirella Almeida. trabalho de planejamento foi coordenado pela secretária da Fazenda de Olinda, Mirella Almeida, que é o braço forte da execução na gestão do prefeito Lupércio, conhecida como a pessoa que “tira as obras do papel”.
Há mais de 13 anos, a Prefeitura de Olinda tentava abrir a UPA, mas com a atual gestão, numa grande força-tarefa para garantir a viabilização da obra, a unidade passou a funcionar. "Juntos, fizemos aquilo que era um prédio parado, se tornar na primeira UPA Municipal, com atendimento 24h por dia, de domingo a domingo", afirma Mirella.
Com a unidade, a Prefeitura de Olinda vai oferecer atendimento nas áreas de urgência e emergência. "A partir de hoje, a UPA de Rio Doce vai ter consultas, exames, mas o mais importante é que vidas vão ser salvas todos os dias. É cuidando dos olindenses que a gente segue trabalhando rumo ao futuro", completou Mirella.
A estrutura dispõe de recepção, sala de espera, classificação de risco, pequenos procedimentos, nebulização, consultórios para atendimento, farmácia, engenharia clínica e fornecimento de gases medicinais. São nove leitos, distribuídos em dois para observação de emergência (sala vermelha), quatro para observação de urgências adulto (masculino e feminino), mais dois para pediatria. Esses compõem a sala amarela. Completa a lista mais um leito para isolamento.