sexta-feira, 21 de julho de 2023

Filme da Barbie, Threads e os hypes do momento: é necessário sempre se posicionar?


Nos últimos dias, dois temas dominaram a internet: o lançamento da nova rede social, Threads, e o lançamento do tão aguardado filme da Barbie. Este último, em particular, extrapolou as fronteiras das redes sociais, marcando presença em vitrines, debates e estratégias de marketing.

Segundo a consultora de Branding, Anamar Lima, é crucial que cada empresa avalie se a presença em uma nova rede social ou a adoção de uma tendência específica realmente faz sentido para seus clientes e para os objetivos da empresa.

Anamar enfatiza que a estratégia não precisa ser completamente descartada. “Pode ser eficaz, desde que o assunto esteja alinhado com a linguagem da marca. No entanto, é crucial garantir que a marca não esteja simplesmente seguindo uma tendência por seguir, mas que haja uma conexão autêntica e relevante.”

Ao adotar um perfil em uma nova rede social, é preciso estar atento à sua linguagem, para que o perfil não passe despercebido. “Cada rede social tem sua própria linguagem e cultura, e é importante pensar em como sua marca vai se adaptar a isso antes de se envolver. Da mesma forma, abordar assuntos do momento sem entender completamente o contexto pode levar a erros de comunicação que podem prejudicar a marca”, alerta.

Como dica valiosa, a especialista traça um caminho para estar presente em redes sociais, aproveitar os hypes do momento e obter bons resultados. “O primeiro passo é entender minimamente a rede social ou o assunto em questão. Em seguida, pense em como isso pode ser alinhado com a sua marca e como você pode se envolver de maneira autêntica e no timing certo, no caso dos hypes, enquanto o assunto estiver alta. Por exemplo, se você está considerando se envolver com o lançamento do filme da Barbie, pense em como esse tema se alinha com o contexto comercial da sua empresa e como você pode utilizá-lo para alcançar mais pessoas que irão se identificar não apenas com o tema, mas principalmente com o seu negócio”, conclui.