terça-feira, 18 de julho de 2023

Festival de Teatro realiza oficinas na Caixa Cultural

 


O 19º Festival de Teatro para Crianças de Pernambuco (FTCPE) dá início, nesta terça-feira, 18 de julho, às atividades do Polo Formação 2023 com o 10º Colóquio do Teatro para Infância e Juventude, que será realizado em parceria com a CAIXA Cultural Recife. As atividades incluem oficinas, palestra e uma roda de conversa para profissionais e interessados em artes dramáticas. Todas as atividades são gratuitas. As inscrições para as oficinas devem ser feitas no site da CAIXA Cultural Recife.

Voltada para profissionais da área ou estudantes interessados no campo do Teatro para Infância, a oficina Espaço Cênico e Direção de Arte foca em questões referentes às especificidades da estética e dos elementos visuais da cena. A atividade ocorre de 18 a 21 de julho (terça a sexta-feira), das 18h às 21h, e será ministrada por Marcondes Lima, encenador, cenógrafo, figurinista, maquiador, ator, mestre em Artes Cênicas (UFBA) e professor do curso de Licenciatura em Artes Cênicas da UFPE. Para público a partir de 16 anos. No dia 18 de julho (terça-feira), às 18h30, a palestra O teatro contemporâneo para crianças sob o olhar do encenador conta com a participação de Manoel Constantino, Ana Elizabeth Japiá, Evânia Copino e Cláudio Lira.

Para os pequenos, a Oficina de Iniciação ao Teatro para Crianças traz exercícios estimulantes e lúdicos, como jogos teatrais, confecção de máscaras, fantoches, entre outros. A atividade ministrada por Nelma Barros, psicopedagoga, encenadora, diretora e atriz, ocorre de 24 a 28 de julho (segunda a sexta-feira), das 14h às 18h. No dia 25 de julho (terça-feira), às 18h30, pais e educadores estão convidados para a mesa de conversa sobre o modo como as tecnologias e seu uso excessivo na infância geram impactos na vida das crianças, de suas famílias e nas dinâmicas sociais. O bate-papo A criança e os encantos do mundo digital: o que se ganha e o que se perde? será conduzido pela psicóloga Ana Patrícia Gouveia e mediada pelo artista Williams Sant’Anna.

“A ideia do Polo Formação é contemplar tanto o artista que atua no segmento teatral para a infância, quanto profissionais e demais pessoas interessadas com o objetivo de lançar luz à produção teatral para crianças no contexto atual, onde a tecnologia está em toda parte. O Teatro é um trabalho artesanal, lúdico, nós temos essa missão de olhar para a nossa prática na contemporaneidade", destaca Edivane Bactista, da Métron Produções, realizadora do FTCPE.

GRATUITAS – As inscrições para as oficinas poderão ser feitas no site da Caixa Cultural, limitadas ao número de vagas e por ordem de inscrição no site www.caixacultural.com.br. Os ingressos para as palestras serão distribuídos uma hora antes do início da atividade. O 19º Festival de Teatro para Crianças de Pernambuco tem o apoio do Sistema de Incentivo à Cultura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura, Fundação de Cultura e Prefeitura do Recife, da CAIXA e do Governo Federal.

 

SERVIÇO: 10º Colóquio do Teatro para Infância e Juventude | Atividades Formativas / Gratuitas

Link para Imagens:



Oficina: ESPAÇO CÊNICO E DIREÇÃO DE ARTE Com Marcondes Lima

De terça (18) a sexta-feira (21)

Local: Oficina 1 – 18h às 21h

Carga horária: 12 horas/aula

Nº de vagas: 25

Sobre o oficineiro: Marcondes Lima -  Mestre em artes cênicas (UFBA), professor do curso de Licenciatura em Artes Cênicas da UFPE, encenador, cenógrafo, figurinista, maquiador e ator. Atualmente cursa o Doutorado em artes Performativas e da Imagem em Movimento na Universidade de Lisboa.

Sobre a oficina: Pensando especificamente nas questões referentes à linguagem do Teatro para Criança, a oficina se propõe pensar o lugar de ocupação do Diretor de Arte nessa categoria teatral: seus métodos de trabalho e modos de produção, as interações artísticas e os cuidados com a ética.

Metodologia: Exposições orais; Discussões sobre textos e material imagético a presentado;

Exercícios de criação.

 


Palestra: O TEATRO CONTEMPORÂNEO PARA CRIANÇAS SOB O OLHAR DO ENCENADOR
Data: terça-feira (18) das 18h30 às 21h
Local: Teatro da Caixa Cultural Recife
Sobre os palestrantes:

Manoel Constantino – É diretor, autor, professor e ator teatral, além de jornalista, editor da Agenda Cultural do Recife, tem uma larga experiência no Teatro, onde se iniciou em 1973. Dirigiu dezenas de espetáculos em Pernambuco, sobretudo para infância e adolescência. Em 2023, comemora 50 anos de teatro como ator, diretor e produtor. Integra a Cia Omoiós de Teatro e na Rádio Frei Caneca.

Ana Elizabeth Japiá – Dedica-se à realização de teatro para infância, tendo assinado as dramaturgias e direções dos espetáculos: No mundo da Criação (1996), Um Livro de Fábulas (2003), Nau à vista (2005) e Minha Cidade (2010), este último resultante de prêmio de fomento à criação artística da Funarte. Na Jornada Infâncias Plurais, do Itaú Cultural (2021), foi premiada com a produção audiovisual O menino e o monstro, que realizou em parceria com seu filho Luca. Atua também na docência, ministrando oficinas e cursos livres de teatro e dramaturgia, tendo sido professora do curso de Interpretação Teatral do SESC-Piedade.

Evânia Copino - Professora de arte, formada pela UFPE e Pós-graduada em História das Artes e Religiões.  Atriz, arte educadora, professora de Teatro, professora de arte nos municípios de Ipojuca e Cabo de Santo Agostinho. Atualmente é gestora escolar na Cidade do Cabo de Santo Agostinho, dirige um grupo teatral com professores de linguagens da referida Rede Municipal e coordena um projeto de poesia e teatro para crianças e adolescentes das áreas rurais no município.

Cláudio Lira - Multiartista, premiado Diretor Teatral, Ator, Produtor Cultural, Designer Gráfico, Cenógrafo e Figurinista. Nos anos 2000 começou a e desenvolver seus primeiros trabalhos como encenador. Dentre seus trabalhos destacam-se: Um rito de mães, rosas e sangue (2010) espetáculo criado a partir da obra de Federico Garcia Lorca; O Beijo no Asfalto (2012) de Nelson Rodrigues e Sebastiana e Severina de André Neves; Pajeú das Flores (2019); Solo para um Sertão Blues (2021); Cidade dos Karianthos texto para infância e juventude de Valdir de Oliveira. O mais recente é Quatro Luas, espetáculo para crianças de formas animadas com texto de sua autoria inspirado no universo do escritor espanhol Federico Garcia Lorca. É ainda autor do livro “Beto Diniz: construtor de cenas e sonhos”.

 


Oficina: INICIAÇÃO AO TEATRO PARA CRIANÇAS DE 6 A 12 ANOS com Nelma Barros

Data: Segunda (24) a sexta-feira (28)

Local: Teatro da Caixa Cultural Recife

Horário: 14h às 18h

Carga Horária: 20 horas/aula

Nº de vagas: 30 crianças

Sobre a oficineira: Nelma Barros é psicopedagoga, encenadora, diretora e atriz, formada pelo Sesc PE, e com atuação no mercado das artes cênicas como atriz, apresentadora, professora de teatro, maquiadora e produtora cultural. Atualmente dirige o grupo de teatro Down +.

Sobre a oficina - Conhecer e desenvolver algumas técnicas de interpretação teatral, a partir do método criado por Stanislavski, aplicada em diferentes estilos teatrais. Estimulando a criação de personagens, compreendendo as diversas linguagens, contemplando ações físicas, memória efetiva, criação, execução de cenas bem como esquetes teatrais. Ao final, haverá uma mostra das cenas criadas durante a oficina.

 


Roda de Conversa: A CRIANÇA E OS ENCANTOS DO MUNDO DIGITAL: O QUE SE GANHA E O QUE SE PERDE?

Terça-feira (25) / 18h30 às 21h

Local: Teatro da Caixa Cultural Recife

Condutora da atividade formativa: Ana Patrícia Gouveia

(Psicóloga Clínica a partir da abordagem psicanalítica - CRP 02/18.633. Especialista em terapia de casal e família, psicóloga do CADEFI e Centro de Atenção aos Defeitos da Face IMIP).

Mediação: Williams Sant’Anna (Ator, bailarino popular, palhaço, encenador, dramaturgo, arte-educador, historiador pesquisador da cultura popular e Mestre em Cultura e Sociedade).