sexta-feira, 14 de julho de 2023

Festival de Inverno de Garanhuns 2023: Denúncias de desorganização e exclusão Cultural emergem contra a Governadora Raquel Lyra.


Dona Carmem Virgínia, representante do Afoxé OGbon Obá, recorreu às redes sociais para expressar sua insatisfação com a recente alocação de recursos culturais pelo governo. Em uma denúncia pública dirigida à Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, ela questionou a justiça e a transparência do processo de seleção do Festival de Inverno de Garanhuns 2023 (FIG). Além disso, a chef pernambucana afirmou que irá fazer uma denúncia sobre a legitimidade do edital ao Ministério Público de Pernambuco. 

Dirigindo-se à Governadora Raquel Lyra, bem como aos representantes da Secretaria de Cultura e do Gabinete de Cultura, Carmem expressou sua indignação com o tratamento recebido pelo Afoxé OGbon Obá. Apesar de sua alta pontuação na avaliação, o grupo teria sido supostamente ignorado em favor de outros com pontuações mais baixas.

"Atenção @raquellyraoficial @silveriopessoaoficial @culturape, o meu Afoxé @afoxeogbonoba está sendo desrespeitado pelo edital, que está em 5º lugar na pontuação. Vocês chamaram outros grupos da mesma linguagem com pontuações inferiores à minha! O que aconteceu? Para que serve um edital? De que adianta participar de uma concorrência na qual tenho que implorar na Casa Civil ao seu secretário para ter meu direito reconhecido? Recuso-me a pedir o que é meu por direito! Levarei este edital mentiroso ao Ministério Público!", exclamou Virgínia.

*Mais críticas*

Além disso, a organização do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) 2023, sob responsabilidade do governo estadual, por meio da Secretaria de Cultura/Fundarpe, vendo sendo alvo de críticas.

Nos últimos dias, houve reclamações devido à demora na divulgação da grade de shows e apresentações, que só foi compartilhada com o público faltando 10 dias para o início do festival.

O jornalista e apresentador pernambucano Caio Braz foi um dos críticos, usando as redes sociais para atacar a "desorganização" do festival. "Como pernambucano que sou, queria dizer o quanto fico chateado com a desorganização do Festival de Inverno de Garanhuns, o festival mais importante do interior do estado, que eu gostaria que todo o Brasil conhecesse, mas ainda não teve sua programação divulgada", desabafou Caio, no último domingo.

O apresentador ressaltou que Pernambuco perdeu uma grande oportunidade de impulsionar o turismo no interior, e consequentemente, o turismo em Recife como ponto de chegada e visita.


Nota do Blog: Estamos de espaço aberto para a publicação de respostas do Governo do Estado, Secretaria de Cultura ou Organização do Festival de Inverno de Garanhuns.