Neste domingo, 16 de Julho, o Sítio da Trindade, na Zona Norte do Recife recebe a quarta edição do Festival Água Doce, a partir das 13h. O evento foi criado para celebrar a mãe das águas doces, Oxum, Orixá da fertilidade, do amor e da prosperidade, cultuada nos terreiros de Candomblé e da Umbanda, sincretizada com Nossa Senhora do Carmo, Padroeira do Recife. O festival reúne música, arte, gastronomia e religiosidade, firmando-se no calendário turístico-religioso de Recife e do Estado de Pernambuco.
Desde 2013, o Festival é germinado pela artista Karynna Spinelli no Ilê Santa Bárbara através do encontro Mulucum da Oxum, estritamente com um viés religioso de louvação e oferendas à divindade. O momento de celebração com o público foi iniciado em 2020 de maneira virtual com várias artistas do país , filhas de Oxum.
Em 2021, o Festival foi gravado no Ateliê do Artista plástico Ferreira , em Campo Grande , e exibido no Instagram @festivalaguadoce, já durante o período da pandemia. Ano passado, a festa subiu o Morro da Conceição e recebeu o público que festejou a divindade.
O Festival Água doce receberá artistas locais e nacionais como Fabiana Cozza (SP), Helena Cristina (PE) , Ciel (PE) , Karynna Spinelli (PE) , Edun Ará Sangó (PE) , Coco de Mulheres, Gabriela Sampaio e o Afoxé Oxum Pandá.
Os artistas que se apresentarão são filhas e filhos das águas que cantarão em português e em Yorubá, canções autorais e de terreiro, trazendo ao público o encontro entre arte e fé . A direção musical é firmada por Rubem França , Leila Chaves e Nego Henrique. Nego Henrique, do Cordel do Fogo Encantado, lidera o encontro Sagrado dos Ogãs e artistas Rafael Peixoto, Gilberto Bala e Mestre Pinha , numa costura entre os batuques das tradições Nagô, Jejê e Ketu.
Além da música e do batuque, o Festival receberá a celebração dos oito anos da grife Odôyá Ateliê dos Orixás , com exposição de roupas africanas e a mostra de artesanato e culinária dos coletivos Feira de Arte Negra Quilombar, Feira das Mulheres Pretas, RAEPE e Feira dos Pretos Negócios. Fé, música, artesanato e culinária serão ofertados com cheiro de ancestralidade e resistência .
O Festival Água Doce firma-se no calendário religioso , cultural e turístico de Recife e do Estado de PE. Entre as parcerias para que o mesmo aconteça , destacam-se a Prefeitura do Recife, Sítio da Trindade, Mulucum Produções, Odoya Ateliê dos Orixás , Nosso Ilê, Valentina Moda Fitnnes , Mailson Oliveira Buffet & Decoração, Bom Jesus Conveniência , Padaria São Pedro e Sindicato dos Bancários.
O acesso ao Festival é gratuito.
SERVIÇO
FESTIVAL ÁGUA DOCE – ANO IV
QUANDO: DOMINGO, 16 DE JULHO DE 2023
HORÁRIO: 13 ÀS 17H
LOCAL: SÍTIO DA TRINDADE (ESTRADA DO ARRAIAL, CASA AMARELA)
ACESSO GRATUITO