terça-feira, 11 de julho de 2023

Fenearte Cidadania é espaço de proteção que oferece atividades de cultura e lazer para crianças e adolescentes


A Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Prevenção à Violência e às Drogas promove, durante a 23ª Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), o espaço de proteção Fenearte Cidadania. A ação oferece atividades de integração social, cultura, lazer e desenvolvimento de habilidades em diversas áreas do conhecimento, para crianças e adolescentes, dos 4 aos 13 anos de idade. A ação é articulada em conjunto pelas secretarias executivas de Criança e Juventude (SECJ); de Promoção da Equidade Social (SEPES); de Assistência Social (SEASS), de Política sobre Drogas (SEPOD) e de Articulação e Prevenção Social ao Crime e à Violência (SEAPREV).

No Fenearte Cidadania, os ambulantes que atuam nas imediações do Centro de Convenções encontrarão um local seguro para deixar seus filhos, assim como os comerciantes cujo trabalho se desenrola no interior do evento. O foco é a prevenção de riscos e a redução das condições de vulnerabilidade, a exemplo da exploração do trabalho infantil, que expõe crianças e adolescentes à violação de outros direitos. 

A participação no espaço acontece por meio de busca ativa, com a identificação, encaminhamento e recepção das crianças e adolescentes feitos pelas equipes das prefeituras de Olinda e do Recife. O acesso ao local se dá mediante a autorização dos pais e/ou responsáveis, com o preenchimento e assinatura de uma ficha cadastral. No interior do espaço, com capacidade para receber até 80 crianças por dia, são oferecidas atividades diversificadas, com pausa para lanche e descanso.

“O Fenearte Cidadania atende a uma necessidade fundamental, que é a garantia do cuidado adequado com as crianças e os adolescentes, de modo que seus responsáveis possam trabalhar com tranquilidade, sabendo que eles estão protegidos contra qualquer violação de seus direitos”, destaca a secretária Carolina Cabral, titular da SDSCJPVD.

“Um local pensado para que meninos e meninas estejam protegidos, alimentados e direcionados à ludicidade traz benefícios multiplicados. Ganham as crianças e seus pais, a sociedade e nós, enquanto gestão, que aprendemos ainda mais durante este trabalho conjunto entre as secretarias executivas que compõem a SDSCJPVD”, detalha Jane Santos, secretária executiva de Criança e Juventude.

O Fenearte Cidadania está localizado ao lado da entrada da Empetur, no Centro de Convenções de Pernambuco. O funcionamento segue até 16 de julho, de acordo com os horários da Fenearte: de segunda a sexta-feira, das 14h30 às 22h; sábados e domingos, das 10h às 22h.

*AÇÕES EM PARCERIA:*

*SECRETARIA EXECUTIVA DE PROMOÇÃO DA EQUIDADE SOCIAL – SDSCJPVD:* COLETIVO AURORA: A equipe realizará rodas de conversas com vivência empática realizada pelas mulheres do Coletivo Aurora com as crianças presentes. O objetivo é estimular o respeito à diversidade com uma ação de educação inclusiva, estimulando a criação de uma consciência empática nas crianças. Sobre o Coletivo Aurora: Foi criado para ajudar a difundir uma cultura de autoestima e respeito às mulheres com deficiências. Sua representante, Nicole Aguiar, que é uma pessoa em cadeira de rodas, já realizou ação similar em várias escolas e centros educacionais em locais como a Comunidade do Bode.

*SECRETARIA EXECUTIVA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL – SDSCJPVD:* O Espaço de Proteção contará com a colaboração de arte-educadores que atuam diretamente com indivíduos em situação de vulnerabilidade social. Além da acolhida, desenvolverão atividades educativas, culturais e sociais que visem a promoção da cidadania. As oficinas apresentadas serão lúdicas e pedagógicas, propiciando às crianças e adolescentes participantes o despertar da criatividade e do protagonismo.

*SECRETARIA EXECUTIVA DE ARTICULAÇÃO E PREVENÇÃO SOCIAL AO CRIME E À VIOLÊNCIA – SDSCJPVD:* Realização de oficinas de capoeira e dança, com foco na exploração de aspectos socioculturais. 


*FUNDAÇÃO ALTINO VENTURA - FAV:* Realização de triagem com crianças e adolescentes que comercializam produtos na área externa na Fenearte. Serão atendidas crianças a partir dos 05 anos de idade. As crianças que apresentarem dificuldades nos exames(acuidade visual e auto refrator) serão encaminhadas para oatendimento na FAV. A triagem será realizada no período de 10 a 13/07/2023 (04 dias).

*SERVIÇO:*

*Espaço de Proteção Fenearte Cidadania*

*Quando:* De 5 a 16 de julho. Segunda a sexta-feira, das 14h30 às 22h; sábados e domingos, das 10h às 22h

*Onde:* 23ª Fenearte (Centro de Convenções de Pernambuco - Avenida Professor Andrade Bezerra, s/n, Salgadinho - Olinda)

*Acesso:* Gratuito, mediante autorização e cadastro dos pais e/ou responsáveis