Na próxima quinta-feira (13), das 13h às 17h, será realizada a exposição de encerramento da turma Recife do projeto Sentidos da Forma, oficina de iniciação à modelagem em cerâmica para pessoas com deficiência visual. O projeto é uma iniciativa da produtora cultural Circullus, com o incentivo do Governo de Pernambuco, através do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (FUNCULTURA) e apoio da Associação Pernambucana de Cegos (APEC). A exposição acontecerá na sede da associação, que fica localizada na Rua Conselheiro Silveira de Souza, nº 85, no bairro Cordeiro, na cidade do Recife (PE).
O curso teve início no mês de maio e encerra neste dia 13, com carga horária total de 60h e encontros semanais facilitados pelo artista visual Humberto Botão, do Alto do Moura (Caruaru-PE), que atua com cerâmica há dez anos. Ao todo, estão sendo formados 13 participantes cegos ou com baixa visão. Para o professor, “foi uma experiência extremamente rica e potente, são verdadeiros artistas que estão em processo de autoconhecimento. Nosso objetivo é apresentar o resultado desse trabalho para Pernambuco e inseri-los no circuito artístico do estado”.
Para Suleima Chagas, produtora local que acompanhou o projeto, o curso superou as expectativas: “foi melhor do que imaginávamos, eu e os alunos. Deu oportunidade e visibilidade às pessoas com deficiência e a certeza da descoberta de novos talentos. Nada seria possível sem a dedicação e compromisso de todos”, destaca.
O curso trabalhou conteúdos teóricos e práticos, que transitaram sobre a importância da matéria prima e manualidade para Pernambuco, o processo de extração, preparo e queima do barro, além da prática e técnicas de modelagem, pautadas na subjetividade, a partir dos ritmos musicais clássico, frevo e música eletrônica. “Pudemos perceber como a música suscita memórias que são impressas nas obras produzidas. Não é somente o ritmo em si, mas as memórias estimuladas, expressas e impressas a partir do que se escuta”, explica Humberto Botão.
Antecedendo a exposição, ainda no dia 13, às 10h, os participantes de Sentidos da Forma participarão de roda de conversa sobre empreendedorismo, que será ministrada pela Prefeitura de Recife. Já às 13h, inicia a exposição de encerramento, gratuita e aberta ao público. Conta ainda com mecanismos acessíveis de comunicação, como audiodescrição e intérprete de Libras, além da entrega dos certificados e falas das representações presentes. Mais informações através do Instagram @circullusdeideias.
_O que: Exposição de encerramento_
_Quando: 13 de julho de 2023 (quinta-feira)_
_Onde: Associação Pernambucana de Cegos (APEC)_
_Quanto: Gratuito_