segunda-feira, 10 de julho de 2023

Espaço Janete Costa enaltece os loiceiros em projetos inéditos na Fenearte


As possibilidades de integração e protagonismo de produções artesanais em projetos arquitetônicos estarão presentes no Espaço Janete Costa. A iniciativa, idealizada pela arquiteta de mesmo nome e já falecida, compõe a programação da 23ª Fenearte apresentando projetos que acompanham o tema deste ano, “Loiceiros de Pernambuco - Arte da Terra, Poesia das Mãos".

Com curadoria da arquiteta e designer Bete Paes e da também arquiteta Roberta Borsoi, sócia da Borsoi Arquitetura, onde dividia o ofício com a mãe, Janete, o Espaço Janete Costa reproduz no Centro de Convenções de Pernambuco os principais ambientes de um lar.  Em tons naturais, fortes e terrosos, o Espaço recebe o público com uma homenagem aos loiceiros já na fachada. “Ao entrar no primeiro ambiente, ele será recebido com uma mesa de jantar e seus utilitários, que resgatam no imaginário afetivo o degustar e o fazer dos alimentos”, comenta Bete. 

Nos demais ambientes, as pessoas vão conhecer o trabalho de arquitetos convidados e de projetos sociais, que foram estimulados a pensar também sobre a presença das loiças nos cômodos e estão levando suas criações para o Espaço Janete Costa. Por lá, bancadas, estantes e peças de mestres artesãos convidados e que estarão com estandes na Fenearte poderão ser visitadas e adquiridas pelas pessoas.

Além de circular pelos ambientes, o Espaço Janete Costa vai promover mais uma edição do projeto Conversas Instigantes. A proposta é discutir e refletir sobre temas atuais, sempre conectados ao fazer manual e à valorização das culturas. Bete Paes e Roberta Borsoi trazem convidados para conversar com o público sobre temas como “Loiceiras de Tacaratu e Bienal do Barro”, “Design Sustentável”, entre outros, além de lançamentos de livros da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe). São 60 vagas por conversa. Todas gratuitas e por ordem de chegada.

23ª Fenearte - A maior feira de artesanato da América Latina vai se instalar no Centro de Convenções de Pernambuco, de 5 a 16 de julho, com investimento de R$ 8 milhões e expectativa de movimentação financeira superior a R$ 40 milhões. Mais de 5 mil expositores, entre artesãos de Pernambuco, de todo o Brasil e de diversos países, vão ocupar cerca de 25 mil metros quadrados do pavilhão do Cecon-PE. São esperadas 300 mil pessoas. A Fenearte é uma realização do Governo do Estado de Pernambuco por meio da Agência de Desenvolvimento de Pernambuco (Adepe) / Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado (Sdec); da Empresa Pernambucana de Turismo (Empetur) / Secretaria Estadual de Turismo; e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) / Secretaria Estadual de Cultura (Secult).

Programação – Conversas Instigantes no Espaço Janete Costa

Terça-feira (11/07)
16h – “Artesanato X Design na Semana Criativa de Tiradentes” - Ana Vaz (designer têxtil), Júnior Guimarães (produtor cultural da Semana Criativa de Tiradentes) e Núbia Gomes (desenhista e artesã têxtil)
 
Quarta-feira (12/07)
17h - Lançamento do livro “Além do barro” (Márcio Sá) e bate-papo com o autor e mediação de Diogo Helal

Quinta-feira (13/07)
16h – “O design que faz circular” - Jackson Araújo (ativista e diretor criativo do projeto Trama Afetiva), Jorge Feitosa (designer de moda) e Mariana Amazonas (ecodesigner, cofundadora da Roda)
 
Sexta-feira (14/07)
16h – “Design Sustentável” - Barão di Sarno (designer, ativista, sócio-fundador da Questtonó), Fabiano Pereira (consultor de inovação e design estratégico, diretor do Istituto Europeo di Design - IED) e Leopoldo Nóbrega (artista plástico ceramista, designer, consultor em mercado e processos criativos)