quarta-feira, 12 de julho de 2023

Escola em Tempo integral: Consultor em Educação destaca defasagens e limitações no currículo das escolas em turno único


A Câmara dos Deputados aprovou nesta segunda-feira (3) o projeto de lei que cria o programa Escola em Tempo Integral, uma medida que visa promover a abertura de novas matrículas na educação básica com carga horária ampliada. O projeto, que agora será encaminhado ao Senado, recebeu o apoio de diversos parlamentares, que reconhecem a importância de investir na educação em tempo integral.

De acordo com o projeto, está prevista a destinação de aproximadamente R$ 2 bilhões em assistência financeira para os anos de 2023 e 2024. O programa será coordenado pelo Ministério da Educação e contará com estratégias de assistência técnica.

Uma das principais novidades do projeto é a possibilidade de utilizar os recursos para fomentar as matrículas no ensino médio em tempo integral articulado à educação técnica. Essa medida visa promover uma formação mais completa e alinhada com as demandas do mercado de trabalho, preparando os jovens para os desafios futuros.

Para Alexandre Costa (foto), consultor em educação, o aumento da jornada escolar é de extrema importância, mas também traz consigo um desafio significativo: o currículo. "Mesmo nas escolas em turno único, o currículo já apresenta defasagens e uma visão conteudista limitada. Com a implantação do modelo de escola integral, esse problema se agrava ainda mais", enfatizou.

Costa defende a ideia de escola em tempo integral, desde que o contra turno seja focado em atividades não conteudistas e esteja centrado no protagonismo juvenil. A opinião do consultor ressalta a importância de repensar a estrutura curricular nas escolas em tempo integral. "É fundamental considerar atividades que vão além do conteúdo tradicional, proporcionando aos estudantes oportunidades de desenvolver habilidades socioemocionais, artísticas, esportivas e de liderança. O protagonismo juvenil, nesse contexto, possibilita que os estudantes se tornem agentes ativos do próprio aprendizado, fortalecendo sua autonomia e capacidade de tomar decisões", afirmou Alexandre Costa.

O programa Escola em Tempo Integral tem o potencial de transformar a educação brasileira, oferecendo aos estudantes uma formação mais completa e abrangente. No entanto, é necessário um cuidado especial na implementação do currículo e nas atividades desenvolvidas durante o contra turno, visando garantir uma experiência enriquecedora e significativa para os alunos. “Com a aprovação desse projeto de lei, espera-se que a educação em tempo integral seja cada vez mais acessível e de qualidade em todo o país, contribuindo para o desenvolvimento integral dos estudantes e para a construção de um futuro mais promissor”, concluiu.